top of page

EVENTOS

MG CLUB NA ESTRADA: VISITA AO OBSERVATÓRIO DO PICO DOS DIAS
DO LABORATÓRIO NACIONAL DE ASTROFÍSICA

Como parte das comemorações pelos 40 anos de atividade que o MG Club do Brasil completa em 2023, teremos um passeio especial como programa opcional do Rally de Campos do Jordão.
Inscrições abertas .
Vagas limitadas

minas gerais gov do estado.jpg

Vista aérea do Observatório do Pico dos Dias Divulgação/Governo de Minas Gerais

mapa.jpg

Localização do Pico dos Dias - Google Maps

O Observatório do Pico dos Dias (OPD), o maior e mais importante do Brasil, mantido pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), localizado em área  de Mata Atlântica sob proteção ambiental, na cidade de Brazópolis (MG), a 1.864 metros de altitude na Serra da Mantiqueira, será o destino da próxima edição do MG CLUB NA ESTRADA, nossa nova série de passeios, na tarde de 23 de novembro, quinta-feira.

Será uma programação preliminar e opcional do Rally de Campos do Jordão, que realizaremos de 24 a 26 de novembro, com base na Pousada do Quilombo, em São Bento do Sapucaí (SP).

OPD INSTA 1.jpg

Vista diurna, reprodução do Instagram do LNA - foto: Wandeclayt M./@ceuprofundo

Criado em 1980, o  OPD é um dos principais veículos de desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil na área de astronomia, dando suporte às atividades científicas da comunidade astronômica junto com o LNA, ao qual é vinculado, e formando cientistas.

O LNA é a Unidade de Pesquisa do MCTI que tem a missão de fornecer à comunidade astronômica brasileira a infraestrutura e os meios para a pesquisa competitiva em astronomia observacional óptica e infravermelha. Sua sede administrativa localiza-se em Itajubá (MG), de onde opera o OPD, gerencia a participação brasileira no Observatório Gemini (Estados Unidos e Chile) e Telescópio SOAR (Chile).

Atualmente, os principais equipamentos do OPD são o telescópio Perkin-Elmer (1,6 m de diâmetro, o maior no Brasil), o telescópio 0,6m Boller & Chivens e o telescópio 0,6m Zeiss.

Além da infraestrutura observacional, o OPD desenvolve instrumentos para telescópios brasileiros e consórcios internacionais, além de atuar como laboratório aberto multiusuário para institutos e empresas que necessitem de sua capacidade em fibras ópticas, filmes finos, metrologia óptica e mecânica, automação e controle, integração e testes de instrumentação científica e oficina de usinagem.

Interessados nessa visita podem entrar em contato conosco pelo celular/whatsapp 11 94298-6196.

OPD INSTA 2.jpg

Vista no crepúsculo, reprodução do Instagram do LNA​ - foto: Wandeclayt M./@ceuprofundo

ATENÇÃO

Na quinta-feira, dia da visita ao OPD, a Pousada do Quilombo, base do Rally de Campos do Jordão,  antecipará o check-in de quem chegar nessa data para participar do passeio, desde que o apartamento já esteja vago e preparado. Caso não esteja, todos poderão deixar seus carros estacionados com toda a segurança e usufruir das instalações da pousada.

 

COMO SERÁ O PASSEIO

 

Nossa visita está agendada para as 14h do dia 23 de novembro e deve se encerrar às 16h. Sairemos da Pousada do Quilombo às 12h40. Iremos de ônibus ou de van, únicos veículos que podem chegar ao observatório. Temos o total de 45 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição.

 

O passeio é gratuito, com o custo do transporte a ser definido, dependendo do número de adesões e o preço de locação do(s) veículo(s) adequado(s) à quantidade de pessoas inscritas.

 

A área do Observatório do Pico dos Dias fica no alto de uma montanha alcançada por uma estrada de terra de 12 quilômetros. Em caso de mau tempo que a deixe intransitável e perigosa, o passeio pode ser cancelado.

 

Seremos acompanhados por um guia.

 

É permitido fotografar e filmar em todo o espaço, desde que as pessoas se mantenham em grupo, e pode-se levar e consumir lanches na área externa em momento adequado.

 

Não é permitido fumar e consumir bebidas alcoólicas.

 

Por se tratar de uma reserva ambiental, é proibido apanhar/levar flores, pôr em risco os animais e entrar no mato, devido à existência de cobras e outros animais peçonhentos. E não se pode deixar qualquer tipo de lixo, claro.  Aconselha-se o uso de roupas e sapatos apropriados para situações de frio e vento.

 

INSCREVA-SE

Se você  ficou interessado nesse passeio especial, acelere para fazer sua inscrição pelo celular/whatsapp 11 94298-6196. Será um prazer contar com sua participação.

livro.jpg

Capa de livro digital do LNA lançado em 2022 - foto: Divulgação

bottom of page