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NOTÍCIAS 2024

Puma GTE, Ford Escort XR3 e Mercedes SL 300 triunfam no Rally do MG Club

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Modelos nacionais vencem em duas das três categorias disputadas; Caravan ambulância perfeitamente conservada como tal termina em segundo na APP

22/09/2024 - O Rally do MG Club do Brasil, realizado neste sábado (21 de setembro) com percurso entre Araçariguama e Pilar do Sul (SP), terminou com duas vitórias de modelos nacionais nas três categorias que foram disputadas. A prova aberta a carros clássicos de diversas marcas foi válida pelo Campeonato Brasileiro de Regularidade Histórica da FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos) e teve 33 participantes.

A largada do Rally do MG Club do Brasil aconteceu no estacionamento do Ecoparada Madero, no km 44 da rodovia Presidente Castello Branco. Após 150 km percorridos principalmente em estradas vicinais, os participantes chegaram a uma propriedade onde fica armazenada uma coleção de caminhões, com destaque para diversos modelos nacionais fabricados entre 1955 e 1972 pela FNM (Fábrica Nacional de Motores).

Os concorrentes foram divididos em três categorias, de acordo com o método de navegação.

 

A Clássicos teve vitória de Alexandre de Araújo Penna e Thaís de Salles Oliveira, com um Puma GTE 1977, com 212 pontos perdidos, seguidos por Luiz Evandro “Águia”/Eber Casotti Oliveira (VW 1300L 1983) e Luiz Augusto Malta/André Malta (MG B 1979).

 

Na APP, o troféu de primeiro lugar ficou com o Ford Escort XR3 2.0i de Mário Lott Guimarães/Daniel C. Lott Guimarães. A categoria foi decidida por apenas um ponto e, devido a um erro de arredondamento do sistema de cronometragem após a aplicação do handicap, a vitória chegou a ser anunciada para Augusto Leite/Rodrigo de Campos a bordo de um Chevrolet Caravan 1984. A revisão confirmou a inversão dos dois primeiros colocados e a Caravan ficou com o segundo lugar. Ela foi usada até poucos anos atrás como ambulância e conservada como tal por seu atual proprietário (inclusive com os cartões e instruções de uso do hospital ao qual pertencia). Por suas características inusitadas, foi um dos carros mais fotografados do rally.

Na Navegação Livre, triunfo de José Luiz Gandini/Luiz Durval Brenelli de Paiva, a bordo de um Mercedes-Benz SL 300 1991. A classe Turismo teve um único participante, o Mercedes-Benz C 280 1995 de Juvenal Costa/Berenice Betti. Esta classe é aberta a qualquer tipo de automóvel e não tem premiação, servindo como um passeio com o objetivo de conhecer a dinâmica de uma prova de rally.

 

O Troféu Chico Corazza, instituído em 2021 em homenagem a um dos fundadores do MG Club do Brasil, desta vez foi entregue aos tripulantes do carro mais antigo: o Porsche 356 1961 de Carlos Antunes e Rafael Antunes. Este carro também chamou a atenção devido à carroceria sem pintura, deixando o metal aparente.

Américo Nesti, presidente do MG Club do Brasil: “Tudo deu muito certo. Até o tempo ajudou e esteve perfeito para um rally de carros clássicos: sem chuva, um pouco nublado, temperatura amena. O melhor de tudo é o encontro com os amigos, as conversas entre todos... Dá para ver alegria no rosto das pessoas e isso é uma das coisas que mais queremos proporcionar aos participantes.”

Manoel Cintra, diretor esportivo do MG Club do Brasil: “Tivemos um número de inscritos ótimo, dentro do que esperávamos, e uma grande participação de pais e filhos e de casais. Eu contei pelo menos seis duplas de pais e filhos, ou filhas. Achei isso muito interessante, mostra que um rally de carros clássicos é também um ótimo programa familiar. O fato de ser uma prova rápida, de apenas um dia de duração, e com trajeto em estradas vicinais asfaltadas, evitando autoestradas, contribuiu para as duplas comparecerem. O ponto bom de fazer parte do Campeonato Brasileiro é atrair participantes de outros estados, como Minas Gerais e Santa Catarina, e eles conhecerem as características das provas do MG Club do Brasil. Para completar, o percurso terminou em uma coleção legal, em um lugar agradável e com a hospitalidade do dono.”

 

Rally do MG Club do Brasil - Resultado final revisado

 

Clássicos

1) 22-Alexandre Penna/Thais S. Oliveira (Puma GTE 1977), 212 pontos perdidos

2) 28-Luiz Evandro “Águia”/Eber Casotti Oliveira (VW 1300L 1983), 373

3) 24-Luiz Augusto Malta/André D. S. Malta (MG B 1979), 483

4) 17-Manoel Felix Cintra Neto/Manoel Alfredo Cintra (MG B GT 1967), 958

5) 21-Américo Nesti/Eduardo Florêncio Silva (BMW 320 1976), 1.122

6) 26-Ilda Marini Menini/Eduardo Alves Menini (Adamo CRX 1.8 1985), 1.756

7) 20-Daniela Consentino/Adriano Consentino (MG B GT 1972), 2.405

8) 25-Júlio Areia Filho/Letícia M. B. de Mello (Jaguar XJS 1990), 2.898

9) 27-Gilberto Finardi/Magali A. Ferreira (Mercedes-Benz 280 S 1985), 3.321

10) 19-Carlos A. Antunes/Rafael A. Antunes (Porsche 356 1961), 3.771

11) 23-Álvaro L. Luccas/César A. Luccas (Puma GTS 1979), 4.992

12) 30-Guto Oliveira/Augusto de Oliveira (Puma GTC 1982), 7.476

13) 31-Álvaro de Souza/João Fernando de Souza (Datsun 240Z 1971), 10.703

14) 29-André Moron Neto/Beatriz M. A. Moron (Mercedes-Benz SL 500 1992), 14.175

 

APP

1) 14-Mário Lott G. Filho/Daniel C. Lott Guimarães (Ford Escort XR3 2.0i 1993), 188 pontos perdidos

2) 35-Augusto Leite/Rodrigo J. F. de Campos (Chevrolet Caravan 1984), 189 

3) 13-Eduardo Medaglia/Isabella Medaglia (Ford Escort XR3 2.0i Conversível 1993), 353

4) 15-Alex R. S. de Almeida/Álvaro L. P. Almeida (Nissan Maxima 1997), 475

5) 9-Paulo Strumiello/Wagner Sacomani (Alfa Romeo JK 1972), 501

6) 8-Ricardo Prado Santos/Luciano K. D. de Andrade (Jaguar XJ6 1972), 544

7) 10-Paulo Dante Martinelli/Antônio L. Chambel Filho (BMW 2002 Ti), 1.255

8) 11-Aidyr Muniz/Roseli Bonifácio (Mercedes-Benz 500 SL 1990), 3.265

9) 16-Auro Moura Andrade/Camila Moura Andrade (Mercedes-Benz 280 SL 1970), 4.940

10) 12-Fabiano de A. Rocha/Miguel de C. Rocha (Mazda MX5 1992), 11.695

 

Livre

1) 4-José Luiz Gandini/Luiz Durval Brenelli de Paiva (Mercedes-Benz SL300 1991), 96 pontos perdidos

2) 34-Gabriel R. Q. Carrillo/Anselmo Bettini (VW Santana 1995), 100

3) 6-Adilson Baher/Rosane M. F. Z. Baher (BMW 318 TI 1995), 101

4) 5-Christian Casal de Rey/Frederico Macedo (Chevrolet Corvette 1991), 108

5) 2-Antônio Marcucci/Ana Cláudia Assunção (Puma GTS 1974), 120

6) 1-Fernando Leibel/Adriano Braz (Ford Mustang Fastback 1969), 126

7) 3-Paulo Marte Filho/Valéria Theodoro (Porsche 928 1978), 600

 

Turismo

1) 32-Juvenal Costa/Berenice Betti (Mercedes-Benz C 280 1995), 7.650 pontos perdidos

Sobre o MG Club do Brasil 

Fundado em 1983, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer modelo.

 

O clube organiza raids e rallies de regularidade, como a 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o Raid de Campos do Jordão e o Raid da Serra do Mar. Por serem concebidos para carros clássicos, esses passeios cronometrados percorrem boas estradas, entre paisagens agradáveis, e incluem visitas a pontos de interesse cultural, histórico e turístico.

 

Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta. Para saber mais, visite o site do MG Club do Brasil: mgcbr.com.br.

 

LetraNova Comunicação
Contatos:
Luiz Alberto Pandini - (11) 99122-6260

Fotos: Guazzi Images/MGCBR e Luiz Alberto Pandini/MGCBR- Clique  para ampliar e ver legendas

Rally do MG Club do Brasil tem largada neste sábado em Araçariguama

Já estão confirmados 30 carros e inscrições seguem abertas; largada acontecerá a partir das 8:00
na Ecoparada Madero, no km 44 da Rodovia Presidente Castello Branco - fotos: Guazzi Images/MGCBR   

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Diversidade de marcas e modelos é uma das atrações

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Boas estradas e belas paisagens em todo rally

17/09/2024 - Pelo menos 30 carros estarão presentes na largada do Rally do MG Club do Brasil, prevista para as 8:00 deste sábado (21 de setembro) na Ecoparada Madero (Rodovia Presidente Castello Branco, km 44, em Araçariguama/SP). O rally, segundo do ano organizado pelo MG Club do Brasil, é válido para o Campeonato Brasileiro KIA de Regularidade Histórica da FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos) e terá a presença de automóveis clássicos nacionais e estrangeiros, com 13 marcas diferentes estando representadas na lista provisória de inscritos.

O Rally do MG Club do Brasil será a sexta etapa do campeonato de regularidade histórica promovido pela FBVA em 2024. A proposta é a mesma dos demais rallies de carros clássicos: acelerar em estradas bem pavimentadas, com belas paisagens e muita emoção para os apaixonados por veículos antigos. Com um dia de duração, o Rally do MG Club seguirá por estradas do interior de São Paulo até a cidade de Pilar do Sul. O ponto final do rally será em uma propriedade onde fica abrigada uma coleção particular de caminhões FNM (Fábrica Nacional de Motores), marca que fez história nas estradas brasileiras entre as décadas de 1950 e 1970.

 

Entre os 30 carros confirmados até segunda-feira (16/09), encontram-se clássicos nacionais como os  esportivos Puma e Adamo, e modelos como Ford Escort, Chevrolet Monza e Volkswagen Santana. As marcas com maior número de representantes são a Mercedes-Benz (sete carros inscritos) e a MG (quatro), vindo a seguir Puma (3), BMW (3), Ford (3), Porsche (2), Chevrolet (2), Volkswagen, Jaguar, Alfa Romeo, Mazda, Nissan e Adamo (um carro de cada marca). O modelo mais antigo é um Porsche 356 de 1961 e o mais novo, um Nissan Maxima modelo 1997. Por procedência, são 21 importados e nove nacionais. E, por década de fabricação, 11 do período 1970-1979, 10 de 1990 a 1999, 5 de 1980 a 1989 e 4 de 1960 a 1969.

 

Três categorias estarão em disputa, de acordo com os métodos de navegação. Na Navegação Clássica, a navegação deve ser feita por meio dos seguintes recursos: odômetro e velocímetro originais do carro; cronômetros mecânicos ou digitais; planilhas pré-impressas (papel) de aferição, recuperação ou similares; calculadora com apenas as quatro operações aritméticas usuais (adição, subtração, multiplicação e divisão), não programáveis e nem modificadas de qualquer forma. Não é permitido o uso de celulares e tablets como cronômetro digital nem  como calculadora.

 

Na categoria APP, são admitidos todos recursos da Navegação Clássica e mais até dois celulares comercializados normalmente ao grande público e não conectados ao veículo, com aplicativos  disponibilizados ou comercializados normalmente ao grande público.

 

Na APP, não são admitidos tablets, computadores nem dispositivos de GPS listados no regulamento. Na Navegação Livre, os recursos de navegação e suas conexões são livres, desde que não obstruam a perfeita visão do motorista e navegador, não comprometam a segurança, bem como não ofereçam qualquer perigo no caso de carros equipados com airbag.

 

O Rally do MG Club tem patrocínios de KIA, Liqui Moly e Allog Group.

 

Para se inscrever, acesse o link (https://www.fbva.com.br/cbr.php) para efetuar a pré inscrição. Em seguida, será enviado um email ou whatsapp do MG CLUB com as orientações de pagamento e o concorrente será adicionado ao Grupo do Rally do MG Club. Após o pagamento do valor da inscrição (R$ 950,00 para sócios do MG Club do Brasil e R$ 1.250,00 para convidados), será confirmada a inscrição da equipe no Rally.

 

O Regulamento da Prova se encontra no link https://www.fbva.com.br/down/CBR_2024-Regulamento-Participante_v1.2.pdf. As duplas serão premiadas conforme o regulamento do MG Club do Brasil, nas categorias Clássica, APP (com handicap de acordo com a época de fabricação do automóvel) e Livre (sem handicap).

Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com a Diretoria Esportiva do MG Club do Brasil:  (11) 94161-2326.

Sobre o MG Club do Brasil 

Fundado em 1983, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer modelo.

 

O clube organiza raids e rallies de regularidade, como a 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o Raid de Campos do Jordão e o Raid da Serra do Mar. Por serem concebidos para carros clássicos, esses passeios cronometrados percorrem boas estradas, entre paisagens agradáveis, e incluem visitas a pontos de interesse cultural, histórico e turístico.

 

Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta. Para saber mais, visite o site do MG Club do Brasil: mgcbr.com.br.

 

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Fotos: Guazzi Images/MGCBR - Clique  para ampliar e ver legendas

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Ford Mustang 1969, participante assíduo dos rallies de carros clássicos

MG Club do Brasil celebra os 100 anos da marca britânica  em Araxá

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Espaço MG no Brazil Classics Show - foto: Gilberto Finardi/MGCBR   

09/09/2024 - O Brazil Classics Kia Show 2024 - XXV Encontro Nacional de Automóveis Antigos, do Instituto Cultural Veteran Car de Minas Gerais, teve a presença especial do MG Club do Brasil para celebrar o centenário da marca inglesa. Capitaneada pelo mineiro Luis Augusto Malta junto ao Instituto Cultural Veteran Car, a iniciativa reuniu sócios e não sócios, como ele próprio, pelo prazer de usar seus automóveis e reverenciar a icônica MG no tradicional evento de carros clássicos realizado em Araxá.

 

Treze modelos MG foram expostos, fabricados dos anos 1940 a 1970: MG TC 1946, MG TD 1951, dois MG TD 1952, MGA 1959, MGB Roadster 1963, MGB GT 1967, MGB Roadster 1968, MGC GT 1968, MGB Roadster 1969, MGB GT 1974, MGB Roadster 1974 e MGB Roadster 1979. um MG TC, três MG TD, um MGA, dois MGB GT, um MGC GT e cinco MGB Roadster.

 

Entre os MGs apresentados nesta que é uma das principais exposições de antigomobilismo do Brasil, três foram escolhidos como emblemáticos da marca inglesa o MG TC 1946, o MG TD 1951 e o MGB Roadster 1963.E seus proprietários foram agraciados com o troféu do evento.

 

Os participantes da exposição no Espaço MG Club participaram da cerimônia de premiação: cada proprietário recebeu um troféu gentilmente oferecido por Luis Augusto Malta, o amigo do clube que capitaneou a iniciativa resultante na homenagem à MG. No desfile da premiação, também esteve presente um MGB GT 1967 que estava no leilão do evento.

O presidente do MG Club do Brasil, Américo Nesti Jr., que não tem um MG, mas nos acompanhou na viagem, também foi homenageado, recebendo um troféu entre os destaques dos anos 1970, com seu Triumph Spitfire 1972.

 

Vários dos MGs foram rodando de São Paulo a Araxá, comprovando a resistência mecânica que fez os modelos da marca serem adotados por entusiastas de carros esporte de todo o mundo.

O MG Club do Brasil é atualmente um clube de carros clássicos multimarca e  periodicamente promove encontros, passeios e rallies de regularidade.

 

O próximo será o Rally do MG Club, válido para o Campeonato Brasileiro KIA de Regularidade Histórica da FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos), no dia 21 de setembro. As pré-inscrições estão abertas pelo link https://www.fbva.com.br/cbr.php. Veja mais informações na página deste rally, e entre em contato com a Diretoria Esportiva do MG Club do Brasil: (11) 94161-2326.

Sobre o MG Club do Brasil 

Fundado em 1983, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer modelo.

 

O clube organiza raids e rallies de regularidade, como a 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o Raid de Campos do Jordão e o Raid da Serra do Mar. Por serem concebidos para carros clássicos, esses passeios cronometrados percorrem boas estradas, entre paisagens agradáveis, e incluem visitas a pontos de interesse cultural, histórico e turístico.

 

Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta. Para saber mais, visite o site do MG Club do Brasil: mgcbr.com.br.

 

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MG Club do Brasil divulga seu calendário de 2025
de rallies de regularidade para carros clássicos

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Largada da segunda prova da 1000 Milhas Históricas Brasileiras2024, de Guaratinguetá a Campos
do Jordão, na parte paulista da Serra da Mantiqueira - foto: Guazzi Images/MGBR   

Os participantes de rallies para carros clássicos já têm pelo menos três datas para colocar na agenda do próximo ano. O MG Club do Brasil já definiu seu calendário de provas para 2025, com as mesmas competições dos últimos anos: 1000 Milhas Históricas Brasileiras, Rally do MG Club do Brasil e Rally de Campos do Jordão.

 

O primeiro rally do MG Club Brasil em 2025 será o 115° do clube: a tradicional 1000 Milhas Históricas Brasileiras, em sua 11ª edição, de 21 a 25 de maio. Em 20 de setembro, acontecerá o Rally do MG Club, prova que desde 2022 é válida como etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade Histórica (CBR) da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA). Outra prova tradicional, o Rally de Campos do Jordão, encerra a temporada de provas do MG Club do Brasil em 2025 dos dias 28 a 30 de novembro.

 

Américo Nesti, presidente do MG Club do Brasil, menciona que os rallies formam uma parte importante dos eventos do clube, mas não são os únicos. “Também promovemos jantares, encontros, viagens e passeios sem atividade competitiva. Além deles, a sede do clube fica aberta nas manhãs de sábado para que os associados possam se encontrar, trocar ideias ou simplesmente conversar entre amigos”, diz.

 

O MG Club do Brasil foi fundado em 1983 por um grupo de proprietários de carros MG e tornou-se multimarcas e modelos ao longo dos anos. Hoje, é um dos mais atuantes no antigomobilismo brasileiro. A sede do clube fica no bairro da Lapa, em São Paulo, e entre os atrativos está uma biblioteca dedicada à literatura automobilística.

 

Calendário de rallies do MG Club do Brasil 2025          
21 a 25 de maio - 1000 Milhas Históricas Brasileiras (domingo livre)
20 de setembro - Rally do MG Club*
28 a 30 de novembro - Rally de Campos do Jordão (domingo livre)
*Etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade Histórica (CBR) da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA)

 

Sobre o MG Club do Brasil 

 

Fundado em 1983, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer modelo.

 

O clube organiza raids e rallies de regularidade, como a 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o Raid de Campos do Jordão e o Raid da Serra do Mar. Por serem concebidos para carros clássicos, esses passeios cronometrados percorrem boas estradas, entre paisagens agradáveis, e incluem visitas a pontos de interesse cultural, histórico e turístico.

 

Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta. Para saber mais, visite o site do MG Club do Brasil: mgcbr.com.br.

 

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Luiz Alberto Pandini - (11) 99122-6260
Estela Craveiro - (13) 99644-0628

Fotos: Guazzi Images/MGCBR - Clique para ampliar e ver legendas

MG Club do Brasil celebra o centenário da marca inglesa

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O clássico MG B e o moderno MG Cybester, um dos  últimos lançamentos, em Goodwood House, onde a MG foi homenageada no último Goodwood Festival of Speed - (MG Europe)

O MG Club do Brasil está celebrando os cem anos de existência da marca inglesa. Fundada em 1924 por Cecil Kimber e William Morris, a MG (sigla de Morris Garages) logo ganhou fama por construir carros esporte leves, ágeis e de bom desempenho, sem abrir mão do conforto e do estilo. 

 

No Brasil, os automóveis MG, em especial os modelos TD e TF, conquistaram vários adeptos depois da Segunda Guerra Mundial. Vários foram trazidos para o País até 1975, ano em que o governo federal proibiu a importação de veículos automotores (algo que só seria revogado em 1990). A paixão pelos MG se manteve intacta e motivou em 1983 a criação do MG Club do Brasil. Atualmente, o clube possui sede no bairro da Lapa, em São Paulo, e é aberto a carros clássicos de todas as marcas.

 

"A marca MG sempre se destacou pela criatividade e esportividade. Não eram carros exatamente luxuosos, mas fruto de projetos muito inteligentes que resultavam em um grande prazer de dirigir. Colocavam-se motores relativamente pequenos, tipicamente de 1,0 a 1,8 litro, em carrocerias pequenas e leves. Isso proporcionava agilidade e rapidez ao carro, e ótimos resultados em competições. Era exatamente o que muitos aficionados buscavam. E havia o fato de muitos serem conversíveis, proporcionando a sensação do 'vento na cara'", explica Américo Nesti, presidente do MG Clube do Brasil.

 

A história do MG TD, provavelmente o modelo mais conhecido da marca no Brasil, começa em 1936. Naquele ano, a MG lançou o roadster TA, um elegante carro esporte com motor de 1,3 litro, vendido por um preço mais acessível que seus concorrentes. Nos anos seguintes, o modelo evoluiu e teve a nomenclatura alterada para TB (1939), TC (1945) e finalmente TD (1950). Militares norte-americanos que serviram na Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) encantaram-se com os MG e um número indeterminado de carros da marca foi levado para os Estados Unidos depois do conflito. Os MG TD “americanos”, com volante no lado esquerdo, foram trazidos para o Brasil e logo passaram a ser reconhecidos nas ruas.

 

O MG TF foi apresentado em 1953 e produzido até 1955. Na essência, era um MG TD reestilizado. Além de pequenas mudanças no motor que o deixavam mais potente, o TF diferenciava-se do antecessor pelos faróis dianteiros instalados diretamente nos para-lamas, e não mais fixos na moldura do radiador. Este, por sua vez, passou a ser separado da grade, e esta passou a ser ligeiramente inclinada (nos anteriores, era completamente vertical).

 

Para quem deseja ter um autêntico modelo MG na garagem, outras boas opções são os Midget. Ele teve quatro gerações: Mk1 (1961 a 1964), Mk2 (1964 a 1966), Mk3 (1966 a 1974) e 1500 (1974 a 1980). Os primeiros Midget tinham motor de quatro cilindros com 948 cm³; nos últimos, como o próprio nome indica, a cilindrada subiu para 1.493 cm³. O MG B, um roadster (conversível de dois lugares) lançado em 1962, também teve várias unidades trazidas para o Brasil. O modelo gerou versões como o MG B GT (um cupê de três portas e carroceria 2+2 lugares) em 1965. As duas carrocerias do MG B foram usadas no MG C, lançado em 1967 e produzido até 1969.

 

Em 1973, surgiu o MG B GT V8, unicamente com carroceria cupê. A ideia foi do preparador inglês Ken Costello, que adaptou um V8 a seu carro e mostrou-o à fábrica, que aprovou a ideia e decidiu produzir o MG B GT V8 em série. Esse motor havia sido projetado pela General Motors para a Oldsmobile, mas já estava fora de uso. Ao saber do interesse da Rover, então proprietária da marca MG, a General Motors cedeu-lhe o projeto e os diretos de fabricação. O motor tinha bloco de alumínio e era o V8 de produção em série mais leve existente na época. A versão com motor V8 foi oferecida até 1976 e o MG B foi fabricado até 1980.

 

Quinze anos depois, em 1995, os fãs da MG exultaram com o lançamento do modelo F, o primeiro carro totalmente novo da marca desde o MG B. O MG F era um roadster de linhas contemporâneas com todas as características mais atraentes dos MG anteriores: um esportivo pequeno, ágil e de bom desempenho. Em vários anos da década de 1990, foi o carro esporte mais vendido de sua faixa de preço na Grã-Bretanha. Deixou de ser produzido em 2002.

 

Atualmente, a marca MG pertence ao grupo chinês SAIC, um dos maiores da indústria automobilística na China, e dedica-se principalmente à produção de SUVs de portes variados com motores a combustão, híbridos e elétricos. As comemorações pelos 100 anos da marca motivaram a MG a apresentar o Cybester, um roadster elétrico com todos os atributos dos carros esporte da MG: pequeno, ágil e proposta de ser agradável de dirigir. O Cybester estará à venda na Europa a partir de agosto e será oferecido em duas opções: motor elétrico atuante nas rodas traseiras ou dois motores elétricos, um em cada eixo, com tração integral. "O Cybester é elétrico e fabricado na China, mas resgata o espírito que fez a MG ser um sucesso", diz Nesti.

 

Competições – Como fabricante de carros esportivos, a MG possui uma história de sucesso em corridas.

No dia 26 de agosto de 1934, a MG obteve uma de suas vitórias mais marcantes no automobilismo. Ao volante de um MG K3 Magnette, o inglês Richard Seaman venceu o Prix de Berna, uma prova para “voiturettes” (monopostos com motor de até 1,5 litro) preliminar do GP da Suíça, realizado no circuito de Bremgarten, em Berna. A corrida foi realizada sob chuva e três fatos valorizam ainda mais o resultado: o MG tinha motor de 1,1 litro (contra adversários com motor de 1,5 litro), Seaman largou em último entre os 23 concorrentes e... nunca havia pilotado no molhado. Infelizmente, a alegria pela vitória durou pouco. Horas depois, o irlandês Hugh Hamilton, um dos que correram com MG no Prix de Berna, morreu em consequência de um acidente sofrido com seu Maserati na prova principal. Esta vitória fez o até então desconhecido Seaman tornar-se bastante respeitado na Europa. Em 1937, ele se integrou à equipe Mercedes-Benz. Venceu o GP da Alemanha de 1938 e faleceu após sofrer um acidente no GP da Bélgica de 1939.

 

Outro feito expressivo é o recorde mundial de velocidade em terra estabelecido em 23 de agosto de 1957 no deserto de Bonneville, em Utah, nos Estados Unidos: 395,320 km/h, a melhor marca obtida até então por um carro enquadrado na categoria para veículos de quatro rodas equipados com motor de 1,1 a 1,5 litro. Para estabelecer esse recorde, a MG desenvolveu o modelo EX 181 e confiou-o ao inglês Stirling Moss, até hoje considerado por muitos como o melhor piloto da história da Fórmula 1 que jamais foi campeão mundial (foi quatro vezes vice). O MG EX181 tinha carroceria aerodinâmica em forma de gota instalada sobre um chassi tubular especialmente construído. O motor sobrealimentado de 1,5 litro era movido por uma mistura de metanol, nitrobenzeno, acetona e éter – parece estranho hoje, mas a fórmula é muito semelhante à do combustível utilizado pelas principais equipes de Grand Prix antes da Segunda Guerra Mundial. Esse motor desenvolvia 290 cv a 7.300 rpm e ficava em posição central, com a cabine do piloto situada imediatamente à frente.

 

Mas a MG ainda queria mais. Desenvolveu o EX181 e, entre outras alterações, aumentou a cilindrada do motor de 1.489 para 1.506 cm³. Estes míseros 17 cm³ fizeram duas diferenças: a potência passou para mais de 300 bhp a 7.300 rpm e o carro passou a ser enquadrado na categoria entre 1,5 e 2,0 litros. Em 1959, dois anos depois do recorde de Moss, a MG e o EX181 estavam de volta ao deserto de sal de Boneville, nos Estados Unidos, com o objetivo de obter o recorde da categoria na qual o carro passou a ser enquadrado. Pilotado pelo norte-americano Phil Hill, o MG EX181 cravou 410,23 km/h na média das duas passagens. No começo de sua carreira, Phil Hill pilotou um MG TC. Seu currículo inclui três triunfos nas 24 Horas de Le Mans e o título mundial de Fórmula 1 em 1961.

 

1966, o MG B pilotado por Julien Vemaeve/Andrew Hedges venceu a Marathon de La Route (84 horas de Nürburgring) na classificação geral. Na década de 1960, os MG B também obtiveram primeiros lugares em suas categorias no Rallye de Monte Carlo e em provas de pista como a Targa Florio, os 1000 Km de Spa-Francorchamps e as 24 Horas de Daytona.

No começo da década de 2000, a MG desenvolveu o MG-Lola EX257 para disputar as 24 Horas de Le Mans de 2001. Esse carro obteve resultados discretos, mas a marca obteve triunfos na prova francesa em 2005 e 2006, quando os protótipos MG-Lola EX264 venceram na classe LMP2. Em ambas as ocasiões, um dos pilotos do carro vencedor foi o brasileiro Thomas Erdos.

 

Sobre o MG Club do Brasil 

 

Fundado em 1983, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer modelo.

 

O clube organiza raids e rallies de regularidade, como a 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o Raid de Campos do Jordão e o Raid da Serra do Mar. Por serem concebidos para carros clássicos, esses passeios cronometrados percorrem boas estradas, entre paisagens agradáveis, e incluem visitas a pontos de interesse cultural, histórico e turístico.

 

Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta. Para saber mais, visite o site do MG Club do Brasil: mgcbr.com.br.

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Clássicos nacionais vencem em quatro das sete categorias da 1000 Milhas Históricas Brasileiras

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O rally de regularidade foi disputado entre cidades do litoral norte paulista, do Vale
do Paraíba e do sul de Minas Gerais, passando por estradas do estado do Rio de Janeiro

Automóveis produzidos no Brasil se destacaram na décima edição da 1000 Milhas Históricas Brasileiras, rally de regularidade de automóveis clássicos do MG Club do Brasil, válido como etapa do CBR, o Campeonato ‘KIA’ de Rally de Regularidade Histórica da FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos), e integrante do calendário oficial da FIVA (Federação Internacional de Veículos Antigos), realizado de 21 a 26 de maio.

Ao fim de quatro dias de prova com roteiros que levaram os competidores a Caraguatatuba, no litoral norte paulista, a Campos do Jordão e Bananal, no interior do estado de São Paulo, na região do Vale do Paraíba, e a Maria da Fé, no sul de Minas Gerais, as duplas que participaram com carros nacionais venceram em quatro das sete categorias do rally. Os resultados de cada dia de prova geraram pontos para cada competidor, como se fossem provas distintas de um campeonato, e os vencedores de cada categoria foram os que acumularam maior pontuação geral.

Na categoria Livre, que reúne para automóveis feitos até 1999 com instrumentação liberada, Augusto Leite e Anselmo Bettini venceram com um Volkswagen Santana 1995.

Na categoria APP, com veículos produzidos até 1999 e uso permitido de até dois celulares com aplicativos, a vitória ficou com Mario Lott Guimarães Filho e Daniel Curcio Lott Guimarães, que começaram o rally com um BMW 318i Compact 1995 e terminaram com um Volkswagen Voyage 1989.

Na categoria Contemporâneos II, em que podem ser utilizados cronômetro e calculadora, Alexandre de Araújo Penna e Thais de Salles Oliveira venceram com um Puma GTE 1977.

Na Contemporâneos III, também usando apenas cronômetro e calculadora, Luiz Evandro Águia  Campos e Felipe Mendonça Scheeren faturaram a vitória com um Chevrolet Monza SLE 2.0 1989.

Estrangeiros - Na categoria Pré e Pós-Guerra, com um Chevrolet Carretera 1939, utilizando cronômetro, calculadora e aplicativo do tipo GPS para hodômetro e velocímetro, Rogerio Franz e Mônica Fleck foram os campeões.

 

Com um MG B Roadster 1969, Eduardo Castro de Azevedo e Cecilia Reis de Azevedo ficaram com o título de campeões na categoria Contemporâneos I, com uso de cronômetro e calculadora.

E na categoria Turismo, que a princípio não participaria da competição, mas foi homologada seguindo o regulamento da categoria APP, a vitória coube a José Carlos Gayotto Neto e Fernanda Campos Jacobs Gayotto com um Chrysler Stratus 1997.

Prêmios - Na cerimônia de premiação, além de troféus reproduzindo um capacete dos anos 1930 entregues aos pilotos e navegadores que terminaram nos três primeiros lugares de cada categoria, também foram entregues exemplares do Troféu Destaque.

Um para José Luiz Gandini, pelo apoio que a KIA Brasil tem dado ao CBR, e outro para Ricardo Prado Santos, diretor esportivo adjunto da FBVA, que, por sua vez, homenageou o casal Rogerio Franz e Mônica Fleck, que veio rodando do Rio Grande do Sul com seu Chevrolet Carretera 1939, o carro mais antigo do rally, com um troféu de madeira reproduzindo metades de um carro.

 

Novos - Esportivamente, a disputa pelos troféus foi intensa, com as vitórias definidas apenas ao fim da última prova em cinco das sete categorias do rally. E chamou a atenção a presença de duplas de Santa Catarina, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. “Tivemos participantes novos, principalmente na categoria Turismo, que criamos para quem quisesse apenas passear. Mas as duplas inscritas preferiram seguir as planilhas e acabamos instituindo a premiação também para esta categoria”, diz Américo Nesti, presidente do MG Club do Brasil.

 

Interestadual - Um dos pontos que agradaram os participantes foi o fato de o roteiro do rally abranger estradas paulistas, fluminenses e mineiras. “Conseguimos levar a 1000 Milhas Históricas Brasileiras a três estados. A localização da nossa base no Hotel & Golfe Club dos 500, em Guaratinguetá, de onde os participantes saíram em três dos quatro dias para as provas, foi decisiva para viabilizar isso”, conta Manoel Cintra, diretor esportivo do MG Club do Brasil.

 

Satisfação - No cômputo geral do evento, que teve pré-largada com vistoria técnica, adesivação dos carros no boulevard do shopping Iguatemi São Paulo, seguida de coquetel de boas vindas no Le Jazz (oferecido pelo Iguatemi e pelo restaurante), o saldo foi positivo. “Foram quatro dias percorrendo estradas, secundárias em maioria, boas e com pouco tráfego, entre lugares bonitos, enriquecendo a oportunidade de os participantes rodarem com seus carros antigos. A satisfação deles com a experiência nos deixou contentes”, conclui Fernando Pimentel, vice-presidente do MG Club do Brasil.

 

Patrocínio - O rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras teve patrocínio e apoio da KIA Brasil, Allog Brasil, Liqui Moly Brasil, Iguatemi São Paulo, Brunelli Veículos Antigos, Unif Uniformes e Bracerum. 

 

Resultados do Rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras

 

Posição, piloto/navegador, número do carro, carro, pontos marcados

 

Livre
1º Augusto Leite / Anselmo Bettini, 5, Volkswagen Santana 1995, 81 pontos
2º Fernando Leibel / Adriano Braz, 1, Ford Mustang Fastback 1969, 74
3º Christian Casal de Rey / Frederico Macedo, 2, Chevrolet Corvette ZR1 1991, 74
4º José Luiz Gandini / Luiz Durval Brenelli de Paiva, 3, Mercedes-Benz SL300 1991, 67
5º Adilson Baher / Rosane M F Z Baher, 6, BMW 318Ti 1995, 44
6º Paulo Cornadó Marte Filho / Valéria Theodoro, 4, BMW 325i 1993, 40

 

APP
1º Mario Lott Guimarães Filho / Daniel Curcio Lott Guimarães, 11, Volkswagen Voyage 1989, 95 pontos
2º Sydney Marcos Savi / Mariele Cristine Haas Savi, 9, Puma GTB 1982, 75
3º Leandro Mazzoccato / Lizandra Mazzoccato, 8, Mercedes-Benz 450 SL 1974, 60
4º Ricardo Prado Santos / Maria Teresa Prado Santos, 10, Porsche 911 SC 1981, 55
5º Wanderley Natali / Regina Natali, 7, Porsche Carrera 1996, 48
6º Adriano Fernandes / Alves Rosana Aparecida Spoto Alves, 12, Porsche Carrera 911 (996) 1998, 47

 

Clássica

 

Pré e Pós-Guerra
1º Rogerio Franz / Mônica Fleck, 13, Chevrolet Carretera 1939, 100 pontos

 

Contemporâneos I
1º Eduardo Castro de Azevedo / Cecilia Reis de Azevedo, 14, MG B Roadster 1969, 100 pontos

 

Contemporâneos II
1º Alexandre de Araújo Penna / Thais de Salles Oliveira, 17, Puma GTE 1977, 100 pontos
2º Ricardo Marujo / Felipe Marujo, 20, Porsche 911 Targa 1980, 80
3º Américo Nesti / Eduardo Florêncio Silva, 16, BMW 320 1976, 64
4º Auro Moura Andrade / Camila Moura Andrade, 19, Mercedes-Benz 450 SL 1979, 52
5º Gerolamo Ometto Nardin / Elizabeth Dedini Nardin, 18, Rolls-Royce Corniche,1978, 44
6º Fernando Vieira Pimentel / Maria Egydio Fontes Pimentel, 15, Mercedes-Benz 280 S 1971, 40

 

Contemporâneos III
1º Luiz Evandro “Águia” Campos / Felipe Mendonça Scheeren, 23, Chevrolet Monza SLE 2.0 1989, 100 pontos
2º Ilda Marini Menini / Eduardo Alves Menini, 22, Adamo CRX 1.8 1986, 80
3º Gilberto Finardi / Magali Aparecida Ferreira, 24, Mazda MX5 1992, 64

 

Turismo
1º José Carlos Gayotto Neto / Fernanda Campos Jacobs Gayotto, 25 Chrysler Stratus 1997, 100 pontos
2º Luiz Alberto Cesar Teixeira / Adriana da Camara Teixeira, 26, Jeep Wrangler 2011, 69
3º Renã Alcântara Lara / Ana Paula Lara, 28, Mercedes-Benza AMG SLC 43 2017, 65
4º Guilherme Pfisterer / Luisa de Lacerda Soares, 27, BMW Z4 2016, 62

Sobre o MG Club do Brasil 

 

Fundado em 1983, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer modelo.

 

O clube organiza raids e rallies de regularidade, como a 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o Raid de Campos do Jordão e o Raid da Serra do Mar. Por serem concebidos para carros clássicos, esses passeios cronometrados percorrem boas estradas, entre paisagens agradáveis, e incluem visitas a pontos de interesse cultural, histórico e turístico.

 

Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta. Para saber mais, visite o site do MG Club do Brasil: mgcbr.com.br.

 

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Fotos; Guazzi Images/MG Club do Brasil - Clique para ampliar e ver legendas.

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Rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras começa com Caraguatatuba como primeiro destino

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Os 28 carros participantes desceram até a praia e subiram a serra para o Vale do Paraíba

23/05/2024 - A praia de Caraguatatuba, no litoral norte paulista, marcou o primeiro dia da décima edição da 1000 Milhas Históricas Brasileiras, rally de regularidade de automóveis clássicos realizado pelo MG Club do Brasil, válido pela terceira etapa do CBR, o Campeonato ‘KIA’ de Rally de Regularidade Histórica, da FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos), e integrante do calendário oficial da FIVA (Federação Internacional de Veículos Antigos).

 

Após o encontro de todos no boulevard do shopping Iguatemi São Paulo para apresentação das equipes e vistoria técnica e adesivação dos 28 carros inscritos, na terça-feira, 21, a disputa começou na manhã de quarta-feira, 22.

 

Modelos como Corvette ZR1 1991, Mustang Fastback 1969, Porsches dos anos 1980 e 1990 e Rolls-Royce Corniche 1978 estão entre vários modelos de Mercedes-Benz dos anos 1970 a 2017, de BMW dos anos 1970 a 1990, Pumas dos anos 1970 e 1980, Jeep Wangler 2011, Chrysler Stratus 1997, Mazda MX5 1992, Monza SLE 2.0 1989, Santana 1995, Adamo CRX 1.8 1986, MG MGB Roadster 1969 e Chevrolet Carretera 1939, o mais antigo deste rally.

 

Distribuem-se entre as categorias Clássica, APP, Livre e Turismo, esta para quem está interessado no passeio, sem participar da competição, com veículos fabricados a partir de 2000 ou em qualquer ano.  

 

O roteiro da primeira prova foi de Guarulhos, na Grande São Paulo, a Guaratinguetá (SP), onde fica a base do rally, no Hotel & Golfe Clube dos 500,  no Vale do Paraíba. O destino da segunda prova, na quinta-feira, 23, é Campos do Jordão (SP), na Serra da Mantiqueira, com almoço no Toribinha, dentro do Hotel Toriba.

 

Na sexta-feira, 24, o roteiro vai de Guaratinguetá a Maria da Fé (MG), com almoço na Casa Grappolo, localizada na Fazenda Fio de Ouro, onde se planta oliveiras e se produz azeite, na Serra da Mantiqueira. No sábado, 25, a última prova terá roteiro entre Guaratinguetá e Bananal (SP), próxima da divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com almoço na Fazenda Boa Vista,  famoso cenário de novelas.

 

O rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras tem patrocínio e apoio da KIA Brasil, Allog Brasil, Liqui Moly Brasil, Iguatemi São Paulo, Brunelli Veículos Antigos, Unif Uniformes e Bracerum.

 

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Roteiro da 1000 Milhas Históricas Brasileiras vai da praia às montanhas do Vale do Paraíba

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Participantes percorrerão estradas paulistas, fluminenses e mineiras;
Chevrolet Carretera 1939 é o carro mais antigo

17/05/2024 - Na próxima terça-feira, 21 de maio, terá início a décima edição da 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o mais importante rally de regularidade de automóveis clássicos do MG Club do Brasil, que será válido pela terceira etapa do CBR – Campeonato KIA de Rally de Regularidade Histórica da temporada  2024, da FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos) e integra o calendário oficial da FIVA (Federação Internacional de Veículos Antigos).  

A programação começa na tarde de terça-feira, 21, com apresentação das equipes inscritas, vistoria técnica e adesivação dos carros no boulevard do shopping Iguatemi São Paulo, simultâneas ao coquetel de confraternização dos participantes, que será oferecido pelo Iguatemi e pelo restaurante Le Jazz.

 

Na manhã de quarta-feira, 22, a primeira das quatro provas por estradas paulistas, fluminenses e mineiras terá os carros partindo um a um do posto Petrobras no km 29,5 da rodovia Ayrton Senna, em Guarulhos, na região metropolitana da capital paulista. 

 

Destinos - O roteiro levará os participantes a Caraguatatuba, no litoral norte paulista, onde a parada para almoço será no Manduca, restaurante do Tabatinga Hotel, à beira-mar. E terminará no Hotel & Golfe Clube dos 500, base do rally, localizado em Guaratinguetá (SP), no Vale do Paraíba, de onde os competidores partirão para as provas seguintes.

 

Na quinta-feira, 23, os participantes irão a Campos do Jordão (SP). A parada para almoço será no Toribinha, um dos restaurantes do verdadeiro complexo gastronômico que é o Hotel Toriba, ícone de luxo do mais charmoso destino turístico paulista de outono e inverno, na Serra da Mantiqueira.

 

Na sexta-feira, 24, o destino será a Fazenda Fio de Ouro, produtora de azeites, em Maria da Fé (MG), onde o almoço será servido no restaurante Casa Grappolo. No sábado, 25, o rally irá até Bananal (SP) por estradas que estão entre as mais prazerosas de todo o roteiro.

 

O almoço será na Fazenda Boa Vista, cenário de novelas famosas, como Dona Beija e o remake de Saramandaia, onde se chega pela Estrada dos Tropeiros, percorrida por Dom Pedro I na viagem dele do Rio de Janeiro a Santos (SP) – que culminou no Grito da Independência em 1822 –  na época em que se chamava Caminho Novo da Piedade.

 

Após a premiação do rally, na noite de sábado, 25, no Clube dos 500, onde serão servidos todos os jantares, o domingo, 26, será livre para quem quiser ainda aproveitar os encantos naturais do Vale do Paraíba antes de retornar para casa.

 

Carros de 1939 a 2017 – Os participantes distribuem-se entre as categorias  Clássica, APP, Livre e Turismo. 

 

A Clássica tem quatro modalidades: para veículos fabricados até 1960; entre 1961 e 1970; entre 1971 e 1980; e de 1981 a 1994. Nos mais antigos poderão ser usados cronômetro, calculadora e aplicativo do tipo GPS para hodômetro e velocímetro. Nas outras modalidades poderão ser utilizados apenas cronômetro e calculadora.  

 

Na categoria APP, para veículos produzidos até 1999, podem ser usados até dois celulares com aplicativos. E na categoria Livre, para carros feitos até 1999, estão liberados quaisquer equipamentos de navegação. 

 

A categoria Turismo, que reúne carros fabricados a partir do ano 2000, ou em qualquer ano, foi criada para quem deseja conhecer o universo do rally de regularidade de clássicos, ou apenas passear, não faz parte da competição. E desta vez tem quatro duplas inscritas, mais do que o habitual, o que sinaliza o interesse de aficionados por carros antigos em se aproximar dos rallies.

 

Carros como Corvette 1991, Mustang Fastback 1969, Alfa Romeo Duetto 1968, Porsche 911 SC 1981, Porsche 911 996 1998, Porsche 911 Targa 1980 e Rolls-Royce Corniche 1978 estarão no grid de largada entre vários modelos de Mercedes-Benz dos anos 1970 a 2017, de BMW dos anos 1970 a 1990, Pumas dos anos 1970 e 1980, Jeep Wangler 2011, Chrysler Stratus 1997, Mazda MX5 1992, Monza SLE 2.0 1989, Santana 1995, Adamo CRX 1.8 1986, MG MGB Roadster 1969 e Chevrolet Carretera 1939, o mais antigo deste rally.

 

Inscrições abertas – Interessados em participar da 1000 Milhas Históricas Brasileiras podem se inscrever até as 12h de segunda-feira, 20. Encontram informações completas e orientação detalhada para inscrição na página do rally no site do MG Club do Brasil.

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O rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras tem patrocínio e apoio da KIA Brasil, Allog Brasil, Liqui Moly Brasil, Iguatemi São Paulo, Brunelli Veículos Antigos, Unif Uniformes e Bracerum. 

 

Sobre o MG Club do Brasil 

 

Fundado em 1983, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer modelo.

 

O clube organiza raids e rallies de regularidade, como a 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o Raid de Campos do Jordão e o Raid da Serra do Mar. Por serem concebidos para carros clássicos, esses passeios cronometrados percorrem boas estradas, entre paisagens agradáveis, e incluem visitas a pontos de interesse cultural, histórico e turístico.

 

Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta. Para saber mais, visite o site do MG Club do Brasil: mgcbr.com.br

 

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Capacete dos anos 1930 é o tema do troféu
da 1000 Milhas Históricas Brasileiras

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Rally de regularidade de automóveis clássicos será realizado de 21 a 26 de maio

A décima edição do Rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras, a maior e mais importante competição do MG Club do Brasil, terá como troféus para os pilotos e navegadores vencedores de cada categoria uma reprodução dos capacetes usuais do início do século XX impressa em 3D. 

 

“O banner do rally é um carro esporte conversível dos anos 1930. Naquela época, usavam-se capacetes recobertos de couro e viseiras sobre os olhos, exatamente como mostra o troféu”, explica Américo Nesti, presidente do MG Club do Brasil. 

 

Esse tema foi usado nos troféus do Rallye Internacional de Angra dos Reis realizado pelo MG Club do Brasil em 2006.  Mas, desta vez, foi produzido com resina para impressão 3D e pintado manualmente, em processo conduzido por Antônio Carlos Herrmann de Andrade, autor do banner da 1000 Milhas e dos adesivos que os carros participantes levarão. 

 

A 1000 Milhas Históricas Brasileiras será válida como terceira etapa do CBR – Campeonato KIA de Rally de Regularidade Histórica da temporada  2024, da FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos. 

Os cerca de 30 inscritos até agora dividem-se entre as categorias  Clássica, APP, Livre e Turismo. 

 

A Clássica tem quatro modalidades: para veículos fabricados até 1960; entre 1961 e 1970; entre 1971 e 1980; e de 1981 a 1994. Nos mais antigos poderão ser usados cronômetro, calculadora e aplicativo do tipo GPS para hodômetro e velocímetro. Nas outras modalidades poderão ser utilizados apenas cronômetro e calculadora. 

 

Na categoria APP, para veículos produzidos até 1999, podem ser usados até dois celulares com aplicativos. E na categoria Livre, para carros feitos até 1999, estão liberados quaisquer equipamentos de navegação.

 

A categoria Turismo, que reúne carros fabricados a partir do ano 2000, ou em qualquer ano, foi criada para quem deseja conhecer o universo do rally de regularidade de clássicos,  ou apenas passear, e não participa da competição.

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Começa no Iguatemi - A programação da 1000 Milhas Históricas Brasileiras será iniciada em 21 de maio, terça-feira, com vistoria técnica e adesivação dos carros no boulevard do shopping Iguatemi São Paulo.

A primeira das quatro provas por estradas paulistas, fluminenses e mineiras terá início na manhã de 22 de maio, quando os carros partirão um a um do posto Petrobras no km 29,5 da rodovia Ayrton Senna, em Guarulhos, na região metropolitana da capital paulista. 

 

A última prova será realizada no sábado, 25. O domingo é livre para os participantes aproveitarem os encantos do Vale do Paraíba, onde fica o Hotel Resort Clube dos 500, que será a base do rally, em Guaratinguetá (SP). 

 

As inscrições continuam abertas. Informações completas sobre a 1000 Milhas Históricas Brasileiras e orientação para inscrição estão disponíveis na página do rally no site do MG Club do Brasil (www.mgcbr.com.br). 

 

O rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras tem patrocínio e apoio da KIA Brasil, Allog Brasil, Liqui Moly Brasil, Iguatemi São Paulo e Brunelli Veículos Antigos.

 

Fotos: MG MGB Roadster 1969, Puma GTE 1977 e Volkswagen Santana 1995 são alguns dos carros inscritos para a edição 2024, aqui em imagens da 1000 Milhas Brasileiras 2023.
 

Sobre o MG Club do Brasil

 

Fundado em 1983, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer modelo.

O clube organiza raids e rallies de regularidade, como a 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o Raid de Campos do Jordão e o Raid da Serra do Mar. Por serem concebidos para carros clássicos, esses passeios cronometrados percorrem boas estradas, entre paisagens agradáveis, e incluem visitas a pontos de interesse cultural, histórico e turístico.

Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta. Para saber mais, visite o site do MG Club do Brasil: mgcbr.com.br

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Fotos: do troféu / MG Club do Brasil; dos carros /  Guazzi Images / MG Club do Brasil  Clique para ampliar.

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Chevrolet Carretera de 1939 é atração
na 1000 Milhas Históricas Brasileiras

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Maior rally de clássicos do MG Club do Brasil percorrerá estradas paulistas, fluminenses e mineiras

Entre os carros já inscritos para a décima edição do Rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras, que o MG Club do Brasil realizará de 21 a 26 de maio, chama a atenção o Chevrolet Carretera 1939 de Rogério Franz, que terá a esposa Mônica Fleck como navegadora. Até agora é o mais antigo do grid de largada.

 

Acostumados a fazer rallies com esse carro, eles irão rodando de Porto Alegre, sua cidade, à avenida Faria Lima, em São Paulo, onde, no boulevard do shopping Iguatemi São Paulo, no fim da tarde de 21 de maio, terça-feira, serão realizadas a vistoria técnica e a adesivação dos veículos inscritos.

 

De lá partirão para o roteiro a ser percorrido da manhã de quarta-feira, 22, quando os carros sairão um a um do posto Petrobras no km 29,5 da rodovia Ayrton Senna, em Guarulhos, na região metropolitana da capital paulista, até a tarde  de sábado, 25.

O vínculo de Rogério Franz com o Chevrolet Carretera remonta à grande importância das provas chamadas carretera na história do automobilismo gaúcho.

 

“Este Chevrolet Carretera 1939 é um tributo aos carros que eram usados nas corridas de velocidade que eram realizadas nas estradas e cidades aqui do Rio Grande do Sul entre os anos 1930 e 1960”, conta ele, que o comprou no início de 2017 e investiu dois anos de trabalho em sua restauração.

 

“Originalmente, era um Chevrolet Coupe com motor de seis cilindros em linha, hoje é um Chevrolet Carretera com motor V8 da década de 1960”, descreve Rogério, proprietário da Cia. do Carro, loja de veículos seminovos e antigos de Porto Alegre. O carro ficou pronto no fim de 2018 e desde então ele e Mônica já participaram de vários rallies de regularidade de clássicos com ele.

 

1000 Milhas – Este será o 112º rally feito pelo MG Club do Brasil em seus 41 anos de atividade. Pela primeira vez, a prova será válida como  etapa do CBR – Campeonato KIA de Rally de Regularidade Histórica, realizado pela FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos). 

 

O Hotel Resort Clube dos 500, localizado no Vale do Paraíba, em Guaratinguetá (SP), será a base do rally, de onde os participantes partirão para provas em diferentes direções por estradas pavimentadas no interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

 

Na competição são admitidos carros produzidos até 1999. Mas veículos fabricados a partir do ano 2000, ou em qualquer ano, podem participar da categoria Turismo, criada para quem quer conhecer o universo do rally de regularidade de clássicos ou apenas passear.

 

As inscrições continuam abertas. Informações completas sobre a 1000 Milhas Históricas Brasileiras e orientação para inscrição estão disponíveis na página do rally no o site do MG Club do Brasil (www.mgcbr.com.br).

Sobre o MG Club do Brasil

 

Fundado em 1983, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer modelo.

O clube organiza raids e rallies de regularidade, como a 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o Raid de Campos do Jordão e o Raid da Serra do Mar. Por serem concebidos para carros clássicos, esses passeios cronometrados percorrem boas estradas, entre paisagens agradáveis, e incluem visitas a pontos de interesse cultural, histórico e turístico.

Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta. Para saber mais, visite o site do MG Club do Brasil: mgcbr.com.br

LetraNova Comunicação
Contatos:
Luiz Alberto Pandini - (11) 99122-6260
Estela Craveiro - (13) 99644-0628

Fotos: Acervo pessoal do  proprietário. Clique para ampliar.

Inscrições abertas para a 10ª edição do
Rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras

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O Rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras e o Rally do MG Club serão válidos
como etapas do Campeonato Brasileiro de Regularidade Histórica da FBVA

O MG Club do Brasil abriu inscrições para a décima edição do Rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras. Em seu 41º ano de existência, o clube multimarca de carros clássicos realizará o 112º rally de sua história entre os dias 21 e 26 de maio. A prova será válida como segunda etapa do CBR – Campeonato KIA de Rally de Regularidade Histórica, realizado pela FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos). 

A sede do Rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras será o Hotel Resort Clube dos 500, em Guaratinguetá (SP). O diferencial desta prova é a maior duração (quatro dias), com o dia 21 de maio sendo reservado para vistoria técnica e adesivação dos carros participantes no boulevard do shopping Iguatemi São Paulo.

 

Os percursos, sempre por estradas pavimentadas e com bonitas paisagens, acontecerão nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

São admitidos carros clássicos de qualquer marca fabricados até 1999, sendo que modelos de 2000 em diante participam na categoria Turismo, sem concorrer a troféus. As inscrições devem ser feitas no site da FBVA https://www.fbva.org.br/cbr-etapas.php Mais informações podem ser obtidas na página do rally no site mgcbr.com.br.

Em setembro, o MG Club do Brasil organizará seu 113º rally, o Rally MG Club/CBR, valendo como sexta etapa do CBR. O encerramento das atividades de estrada do MG Club do Brasil em 2024 acontecerá com a realização de outra prova tradicional, o Rally de Campos do Jordão, o 114º rally promovido pelo clube.

 

“O fato de a FBVA ter selecionado duas provas do MG Club do Brasil para integrar o Campeonato Brasileiro de Regularidade Histórica é muito positivo e comprova o alto nível de organização e atratividade que logramos atingir em nossos eventos”, afirma Américo Nesti, presidente do MG Club do Brasil. “Nosso objetivo é entregar rallies, passeios e encontros sociais ainda melhores, de maneira a incentivar cada vez mais o uso de carros clássicos por parte de seus proprietários”, finaliza.

 

O calendário do MG Club do Brasil em 2024 é este:

21 a 26 de maio: 112º rally - X 1000 Milhas Históricas Brasileiras, 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade Histórica (CBR) da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA);

 

21 de setembro: 113° rally - Rally do MG Club/CBR, 6ª etapa do CBR;

 

29 de novembro a 01 de dezembro: 114° rally - Rally de Campos do Jordão

Sobre o MG Club do Brasil

 

Fundado em 1983, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer modelo.

O clube organiza raids e rallies de regularidade, como a 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o Raid de Campos do Jordão e o Raid da Serra do Mar. Por serem concebidos para carros clássicos, esses passeios cronometrados percorrem boas estradas, entre paisagens agradáveis, e incluem visitas a pontos de interesse cultural, histórico e turístico.

Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta. Para saber mais, visite o site do MG Club do Brasil: mgcbr.com.br

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Contatos:
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Fotos de Guazzi Images/MG Club do Brasil. Clique para ampliar e ver legendas.

MG Club do Brasil apresenta calendário de 2024

O Rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras e o Rally do MG Club serão válidos
como etapas do Campeonato Brasileiro de Regularidade Histórica da FBVA

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Villa Di Mantova Resort Hotel, base da1000 Milhas Históricas Brasileiras 2023 - foto: Guazzi Images/MG Club do Brasil

CALENDÁRIO 2024

30 DE JANEIRO
Pizza do MG Club no Ráscal, em São Paulo

30 DE ABRIL
Pizza do MG Club no Ráscal, em São Paulo

MAIO
112° rally - X 1000 Milhas Históricas Brasileiras: 22/05 (quarta-feira) a 26/05 (domingo livre); etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade Histórica (CBR) da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA)

 

30 DE JULHO
Pizza do MG Club no Ráscal, em São Paulo

 

SETEMBRO
113° rally - Rally do MG Club: 21/09; etapa do CBR

30 DE OUTUBRO
Pizza do MG Club no Ráscal, em São Paulo

NOVEMBRO
114° rally - Rally de Campos do Jordão: 29/11 a 01/12
(domingo livre)

 

DEZEMBRO
Jantar de Confraternização: 10/12

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Contatos: Luiz Alberto Pandini - (11) 99122-6260

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MG Club do Brasil elege diretoria para o biênio 2024/2025

Balanço da gestão do clube em 2022 e 2023 apresenta fatos positivos

Em janeiro foi eleita a diretoria e o conselho deliberativo do MG Club do Brasil para o biênio 2024/2025.

Para o conselho foram eleitos Américo Nesti Jr., Antônio Carlos Herrmann de Andrade, Eduardo Castro de Azevedo, Fernando Eduardo Vieira Pimentel, Gilberto Finardi, Manoel Alfredo Saldiva Felix Cintra e Paulo Américo Mercadante, com Antônio Chambel Filho, Erasmo Mendonça De Boer e Paulo Dante Martinelli como suplentes.

Para a nova diretoria foram eleitos pelo conselho Américo Nesti Jr. para presidente, Fernando Pimentel para vice-presidente e diretor-tesoureiro, Manoel Cintra para diretor técnico e esportivo, e Gilberto Finardi para diretor secretário.

A diretoria eleita mantém o mesmo foco da gestão anterior, presidida por Fernando Pimentel em 2022 e 2023. E já começa com um grande evento, o rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras, que, pela primeira vez, será válido como etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade Histórica (CBR) da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA).

O balanço da última gestão, que terminou no 40º ano de atividades do clube, traz fatos positivos:
a realização de seis rallies;
o sucesso do formato estrela no rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras;
a parceria com a FBVA para inclusão de nossos rallies no CBR;
a realização de encontros de antigomobilistas;
a participação em eventos de outros clubes e entidades;
a criação da série de passeios MG Club na Estrada;
a instituição da Pizza do MG no Ráscal Iguatemi, em São Paulo, toda quinta terça-feira do mês;
a adesão de novos, e jovens, sócios ao clube;
a ampliação do acervo de carros placa preta vinculados ao clube e do acervo de livros disponíveis aos sócios;
a ampliação da nossa comunicação com os sócios e o público em geral por meio do nosso site e das nossas redes sociais;
e a aproximação de novos parceiros e patrocinadores dos eventos do clube.

A proposta da diretoria eleita é continuar criando oportunidades para que os apaixonados por antigomobilismo coloquem seus carros para rodar, com roteiros bacanas em lugares bonitos, em alegre ambiente familiar.
 

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