top of page

NOTÍCIAS 2023

1p.png

Carros de quatro décadas vencem o
Rally de Campos do Jordão 2023

_014_são bento do sapucaí.jpg

26/11/2023 - Deu o BMW 320 1976 #10 de Americo Nesti e Danilo Nunes na categoria Rally Clássico (com navegação off-line) nas duas provas do Rally de Campos do Jordão, competição de regularidade de automóveis clássicos realizada pelo MG Club do Brasil, no último fim de semana, nos arredores da estância turística e climática de São Bento do Sapucaí (SP), na Serra da Mantiqueira. Em outras categorias, quatro duplas também receberam troféus duas vezes por seu desempenho nas provas realizadas na noite de sexta-feira, 24, e na manhã de sábado, 25, com pontuação e premiações distintas. Destaque para Fernando Leibel e Luiz Durval Brenelli, do Ford Mustang Fastback 1969 #4, que “zeraram” na prova diurna, concluída sem nenhum ponto de penalização, feito raro em rallies de regularidade. Na prova noturna da Rally Clássico, o segundo lugar ficou com o Adamo CRX 1985 #31 de Ilda Menini e Eduardo Menini, e Douglas Cappelletti Tessitore e Gustavo Tessitore conquistaram a terceira posição com nada menos do que o VW Vanagon 1987 #19, versão então modernizada da Kombi que não foi lançada no Brasil. Na prova diurna, o VW Sedan 1300 1969 #5 de Luis Augusto Malta e Felipe Dias Santana Malta terminou em segundo lugar, e o Chevrolet Opala SS 1977 #12 de Gustavo Brasil e Mariella Moia em terceiro. Na categoria Rally App (com navegação usando recursos online), deu o VW Voyage 1989 #20 de Mario Lott e Daniel Lott em primeiro lugar na prova noturna, seguido pelo Triumph TR4 A 1966 #2, o segundo carro mais antigo do rally, de Leandro Mazzoccato e Lizandra Mazzoccato, e pelo Mercedes-Benz 500 SL 1995 de Auro Moura Andrade e Camila Moura Andrade. Na prova diurna, venceu o Puma GTS 1974 #7, de Antonio Marcucci e Ana Claudia A. Marcucci, com o VW Voyage 1989 #20 em segundo lugar e o Triumph TR4 A 1966 #2 terceiro. Na categoria Rally Pro (instrumentação livre), o VW Santana 1995 #28 de Gabriel Rosa Quero Carrillo e Anselmo Bettini venceu a prova noturna, seguido pelo Ford Mustang Fastback 1969 #4 de Fernando Leibel e Luiz Durval Brenelli e pelo BMW 540i 1993 #25 de Fabio Palma e Sandro Braindib. Na prova diurna, a vitória foi do Ford Mustang Fastback 1969 #4, com o BMW 540i 1993 #25 em segundo lugar. Em terceiro ficou o Chevrolet Corvette 1963 #1, o carro mais antigo do rally, de Christian Pons Casal de Rey e Frederico Macedo. MUITO AGRADÁVEL - Fernando Pimentel, presidente do MG Club do Brasil, avalia positivamente a realização do Rally de Campos do Jordão: “A prova noturna foi difícil, mas gostosa de fazer, e particularmente desafiadora para os navegadores. Na prova diurna enfrentamos um pouco de tráfego, o que foi ruim para uns e bom para outros, coisas de rally. Tivemos vários novos participantes. E nosso almoço de sábado na Fazenda Terras de Monã foi muito bom. Só nós estávamos lá, e todos tivemos oportunidade de fazer novas amizades, que é um dos objetivos do clube”. Americo Nesti, diretor de comunicação do MG Club do Brasil classifica o Rally de Campos do Jordão como sensacional: “Tivemos muita sorte. Na prova noturna, pegamos trechos de pista molhada, que não foram problema, mas não choveu durante nosso percurso. E a prova diurna teve um clima perfeito para esse tipo de rally. O céu estava nublado, mas não tinha chuva e nem sol forte. O roteiro foi muito agradável, entre fazendinhas e paisagens rurais de muita beleza. Não tivemos nenhum incidente. E muitos dos que fizeram um rally nosso pela primeira vez já prometeram voltar.” OUTRAS PREMIAÇÕES - Troféus especiais foram oferecidos a Gustavo Brasil e Mariella Moia (Opala SS 1977 #12) e a Luis Augusto Malta e Felipe Dias Santana Malta (VW Sedan 1300 1969 #5), de Belo Horizonte, que participaram de um rally do MG Club do Brasil pela primeira vez. Também estreantes, Douglas Cappelletti Tessitore e Gustavo Tessitore (VW Vanagon 1987 #19) receberam um troféu pela participação familiar, com filhos e até cachorros como “zequinhas” (acompanhantes). A título de incentivo para adquirir um carro antigo, o quarto troféu foi para Guilherme Pfisterer e Luisa de Lacerda Soares, presenças constantes nos últimos rallies do clube. Com o BMW Z4 2014 #30, andam na categoria Turismo, para carros fabricados de 1999 em diante, sem premiação. Pelo empenho no aprendizado de estreantes, o Troféu Destaque foi para Ricardo Carmona, que mora nos Estados Unidos e veio participar do rally com o VW Sedan 1600 1984 #16 emprestado de um amigo, com o navegador Luiz Eduardo Dantas de Carvalho. E pela participação contínua nos rallies e em outras atividades do clube, o Troféu Francisco Corazza (um dos fundadores do MG Club do Brasil) foi concedido a Paulo Marte Filho, que participou desse rally com a navegadora Valeria Theodoro a bordo do BMW 540i 1993 #24. RALLY DE CAMPOS DO JORDÃO 2023 RESULTADO DA PROVA NOTURNA – 24/11/2023 CATEGORIA RALLY CLÁSSICO Col Nº Pen Total Competidor Carro 1º 10 0 75 Americo Nesti / Danilo Nunes BMW 320 1976 2º 31 0 118 Ilda Menini / Eduardo Menini ADAMO CRX 1985 3º 19 0 161 Douglas Cappelletti Tessitore / Gustavo Tessitore VW VANAGON 1987 4º 5 0 163 Luis Augusto Malta / Felipe Dias Santana Malta VW 1300 1969 5º 12 0 213 Gustavo Brasil / Mariella Moia CHEVROLET OPALA SS 1977 6º 23 0 264 Gilberto Finardi / Magali Aparecida Ferreira MAZDA MX5 1992 7º 11 0 298 Carlos de Azevedo Antunes / Rafael de Azevedo Antunes PORSCHE 911 TARGA 1977 8º 26 0 352 Fernando Pimentel / Maria de Fatima Pimentel MERCEDES BENZ 280S 1971 9º 16 0 1266 Ricardo Carmona / Luiz Dantas de Carvalho VW SEDAN 1984 10º 21 0 27000 Geraldo Teles Machado Netto / Rafaella Teles Machado MERCEDES BENZ 190E 1989 CATEGORIA RALLY APP Col Nº Pen Total Competidor Carro 1º 20 0 92 Mario Lott / Daniel Lott VW VOYAGE 1989 2º 2 0 137 Leandro Mazzoccato / Lizandra Mazzoccato TRIUMPH TR4 A 1966 3º 27 0 359 Auro Moura Andrade / Camila Moura Andrade MERCEDES BENZ 500SL 1995 4º 15 0 678 Julio Duarte Areia Filho / Leticia Bandeira de Mello MERCEDES BENZ 289CE 1984 5º 8 611 4239 Eduardo Lambiasi / Vera Lambiasi MG BGT 1974 6º 18 2226 7266 Dirk Rosenfeld / Jose Ricardo Gimenez VOLKSWAGEM SEDAN 1600 1986 7º 7 1935 8874 Antonio Marcucci / Ana Claudia A. Marcucci PUMA GTS 1974 CATEGORIA RALLY PRO Col Nº Pen Total Competidor Carro 1º 28 0 6 Gabriel Rosa Quero Carrillo / Anselmo Bettini VOLKSWAGEN SANTANA 1995 2º 4 0 7 Fernando Leibel / Luiz Durval Brenelli FORD MUSTANG FASTBACK 1969 3º 25 0 8 Fabio Palma / Sandro M . Braindib BMW 540i 1993 4º 1 0 9 Christian Pons Casal de Rey / Frederico Macedo CHEVROLET CORVETTE 1963 5º 24 0 160 Paulo Marte Filho / Valeria Theodoro BMW 540i 1993 CATEGORIA TURISMO Col Nº Pen Total Competidor Carro 1º 30 0 4417 Guilherme Pfisterer / Luisa de Lacerda Soares BMW Z4 2014 RESULTADO DA PROVA DIURNA – 25/11/2023 CATEGORIA RALLY CLÁSSICO Col Nº Pen Total Competidor Carro 1º 10 0 88 Americo Nesti / Danilo Nunes BMW 320 1976 2º 5 0 158 Luis Augusto Malta / Felipe Dias Santana Malta VW 1300 1969 3º 12 0 171 Gustavo Brasil / Mariella Moia CHEVROLET OPALA SS 1977 4º 31 0 211 Ilda Menini / Eduardo Menini ADAMO CRX 1985 5º 26 0 225 Fernando Pimentel / Maria de Fatima Pimentel MERCEDES BENZ 280S 1971 6º 11 0 331 Carlos de Azevedo Antunes / Rafael de Azevedo Antunes PORSCHE 911 TARGA 1977 7º 23 0 483 Gilberto Finardi / Magali Aparecida Ferreira MAZDA MX5 1992 8º 16 0 523 Ricardo Carmona / Luiz Dantas de Carvalho VW SEDAN 1984 9º 19 2568 8039 Douglas Cappelletti Tessitore / Gustavo Tessitore VW VANAGON 1987 10º 9 9206 27599 Marco Pigossi ALFA ROMEO GTV 2000 1974 11º 2116343 37534 Geraldo Teles Machado Netto / Rafaella Teles Machado MERCEDES BENZ 190E 1989 CATEGORIA RALLY APP Col Nº Pen Total Competidor Carro 1º 7 0 33 Antonio Marcucci / Ana Claudia A. Marcucci PUMA GTS 1974 2º 20 0 48 Mario Lott / Daniel Lott VW VOYAGE 1989 3º 2 0 116 Leandro Mazzoccato / Lizandra Mazzoccato TRIUMPH TR4 A 1966 4º 6 0 223 Luis Esteves Caldas Neto / Vera Ligia Adoglio Caldas MG MGB 1973 5º 27 0 306 Auro Moura Andrade / Camila Moura Andrade MERCEDES BENZ 500SL 1995 6º 15 0 1155 Julio Duarte Areia Filho / Leticia Bandeira de Mello MERCEDES BENZ 289CE 1984 7º 17 0 1308 Jose Augusto Pereira Leite / Cleo Portugal Santos PORSCHE 944 1986 8º 8 0 1697 Eduardo Lambiasi / Vera Lambiasi MG BGT 1974 9º 18 4761 11977 Dirk Rosenfeld / Jose Ricardo Gimenez VOLKSWAGEM SEDAN 1600 1986 CATEGORIA RALLY PRO Col Nº Pen Total Competidor Carro 1º 4 0 0 Fernando Leibel / Luiz Durval Brenelli FORD MUSTANG FASTBACK 1969 2º 25 0 8 Fabio Palma / Sandro M . Braindib BMW 540i 1993 3º 1 0 12 Christian Pons Casal de Rey / Frederico Macedo CHEVROLET CORVETTE 1963 4º 28 0 18 Gabriel Rosa Quero Carrillo / Anselmo Bettini VOLKSWAGEN SANTANA 1995 5º 24 0 215 Paulo Marte Filho / Valeria Theodoro BMW 540i 1993 6º 22 0 18811 Adhemar Dizioli Fernandes / Maria Cecilia Temer Barbosa BMW 325 CABRIO 1990 CATEGORIA TURISMO Col Nº Pen Total Competidor Carro 1º 30 0 8435 Guilherme Pfisterer / Luisa de Lacerda Soares BMW Z4 2014

Os três primeiros colocados nas três categorias do Rally de Campos do Jordão
fotos: Guazzi Images /  MG Club do Brasil -  clique nas imagens para ampliar e ver legendas

1p.png
etapa noturna.jpeg

Automóveis dos anos 1960
a 1990 prontos para o
Rally de Campos do Jordão

Com prova à noite  como diferencial, competição de regularidade  será realizada neste fim de semana

21/11/2023 - Uma equilibrada variedade marca o grid de largada do Rally de Campos do Jordão, que será realizado pelo MG Club do Brasil a partir da próxima sexta-feira, 24 de novembro, no entorno da estância climática e turística de São Bento do Sapucaí (SP), na Serra da Mantiqueira, com automóveis clássicos de três décadas. Mais de 30 carros estão inscritos entre as categorias Rally Clássico (com navegação feita apenas com instrumentos não conectados a navegadores on line), Rally App (em que é permitido o uso de celular e tablet com aplicativos como GPS e planilhas digitais) e Rally Pro (instrumentação livre). Dos anos 1990, participarão modelos como BMW 325 Cabrio 1990 e Mazda MX5 1992, além de diversos exemplares de BMW e Mercedes-Benz. Estas duas últimas marcas também estão presentes entre os carros dos anos 1980. Entre eles está um Porsche 944 1986, além de nacionais como VW Voyage 1989 e Adamo CRX 1.8 1986. Entre os participantes dos anos 1970, Alfa Romeo 1974, Porsche 911 Targa 1977 e Rolls Royce Corniche 1978 alinham-se com vários modelos do britânico MG, e nacionais como Puma 1974 e Opala SS 1977. Corvete 1963, Triumph TR4 A 1966, MB B Roadster 1969 e VW Sedan 1200 1969, que depois passaria a ser chamar Fusca, são os automóveis mais antigos inscritos. Duas premiações - Esse é um rally de regularidade de automóveis clássicos especial do MG Club do Brasil, com premiação distinta para as duas provas que o compõem: uma na noite de sexta-feira, e outra na manhã de sábado, dia 25. Ambas terão largadas na Pousada do Quilombo, base do evento, em São Bento do Sapucaí, e serão realizadas em estradas pavimentadas entre cenários rurais. Os rallies do MG Club do Brasil sempre incluem atrações especiais em sua programação. Desta vez, a prova de sábado terminará na Fazenda Terras de Monã, produtora de azeites, charcutaria e cachaças, a poucos quilômetros de São Bento do Sapucaí, no município mineiro de Gonçalves. Antes, na quinta-feira, 23, haverá um passeio preliminar e opcional da série MG Club na Estrada, com visita ao Observatório do Pico dos Dias, vinculado ao Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), na cidade mineira de Brazópolis. Informações completas sobre o rally e o passeio estão disponíveis no site do MG Club do Brasil (mgcbr.com.br). Sobre o MG Club do Brasil Completando 40 anos em 2023, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer modelo. O clube organiza raids e rallies de regularidade, como a 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o Raid de Campos do Jordão e o Raid da Serra do Mar. Por serem concebidos para carros clássicos, esses passeios cronometrados percorrem boas estradas, entre paisagens agradáveis, e incluem visitas a pontos de interesse cultural, histórico e turístico. Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta. Para saber mais, visite o site do MG Club do Brasil. NAS FOTOS: Alguns dos carros que estarão no Rally de Campos do Jordão LetraNova Comunicação Contatos: Luiz Alberto Pandini - (11) 99122-6260 Estela Craveiro - (13) 99644-0628

Alguns carros que estarão no Rally de Campos do Jordão
fotos: Guazzi Images / Vera Lambiasi / MG Club do Brasil e Divulgação -  clique nas imagens para ampliar e ver legendas

1p.png

Clássicos dos anos 1960 no Rally de
Campos do Jordão no interior paulista

Visita ao observatório astronômico mais importante
do Brasil é uma opção preliminar na programação

14/11/2023 - Uma das coisas bacanas dos rallies do MG Club do Brasil é a possibilidade de se ver juntos automóveis de várias décadas e estilos. É o que vai acontecer no Rally de Campos do Jordão, que será realizado de 24 a 26 de novembro, com uma prova de regularidade noturna e outra diurna, no entorno da estância turística e climática de São Bento do Sapucaí (SP), na Serra da Mantiqueira. Entre exemplares predominantes dos anos 1970, 1980 e 1990, cinco carros dos anos 1960 prometem chamar a atenção. Na lista de participantes já inscritos, o Corvette 1963 ultrapassou o Triumph TR4 A 1966 na categoria antiguidade, ambos à frente de três carros marcantes de 1969: Mustang Fastback, MG B Roadster e VW Sedan 1300, que na época ainda não se chamava Fusca. Aliás, outros dois participarão: um VW Sedan 1600 1984 e um VW Sedan 1600 1986, dando aquele charme extra ao grid de competidores. Outro charme deve ser a presença de um reluzente MG B Roadster 1973 que participará de um rally do clube pela primeira vez. NO ALTO DA SERRA - Um dos diferenciais dos rallies do MG Club do Brasil é que sempre há a possibilidade de se conhecer algo novo, nos campos turístico, histórico ou cultural, além do roteiro a ser percorrido. Desta vez, além do almoço ao fim da prova diurna do sábado, 25, no restaurante da Fazenda Terras de Monã, produtora de azeites, cachaças e charcutaria, no município mineiro de Gonçalves, vizinho de São Bento do Sapucaí, um programa preliminar e opcional é oferecido na série MG Club na Estrada: a visita ao Observatório do Pico dos Dias (OPD) na quinta-feira, 23 de novembro, véspera do início do rally. Localizado em área de Mata Atlântica sob proteção ambiental, na cidade de Brazópolis (MG), a 1.864 metros de altitude na Serra da Mantiqueira, o OPD é o maior e mais importante observatório astronômico do Brasil, mantido pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Informações completas sobre o Rally de Campos do Jordão – e sobre a visita da série MG Club na Estrada – estão disponíveis no site do MG Club do Brasil (mgcbr.com.br). As inscrições continuam abertas. Sobre o MG Club do Brasil Completando 40 anos em 2023, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer modelo. O clube organiza raids e rallies de regularidade, como a 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o Raid de Campos do Jordão e o Raid da Serra do Mar. Por serem concebidos para carros clássicos, esses passeios cronometrados percorrem boas estradas, entre paisagens agradáveis, e incluem visitas a pontos de interesse cultural, histórico e turístico. Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta. Para saber mais, visite o site do MG Club do Brasil. NAS FOTOS: Carros que estarão no Rally de Campos do Jordão LetraNova Comunicação Contatos: Luiz Alberto Pandini - (11) 99122-6260 Estela Craveiro - (13) 99644-0628

Alguns carros que estarão no Rally de Campos do Jordão
fotos: Guazzi Images / Vera Lambiasi / MG Club do Brasil e Divulgação -  clique nas imagens para ampliar e ver legendas

Triumph TR4 A 1966 é o carro mais antigo inscrito no Rally de Campos do Jordão

1p.png

As provas de regularidade de automóveis clássicos do MG Club do Brasil serão realizadas na penúltima semana de novembro

07/11/2023 - Cinco modelos de BMW e outros cinco de automóveis Mercedes-Benz dominam a lista de carros já inscritos para o Rally de Campos do Jordão, que será realizado pelo MG Club do Brasil, no interior paulista, de 24 a 26 de novembro. Disputarão o rally de regularidade ao lado de clássicos como MG Roadster 1969, Porsche 911 Targa 1977 e Ferrari 308 GTS 1980. Por enquanto, um Triumph TR4 A 1966 é o carro mais antigo do grid. As inscrições continuam abertas. Será o 111º rally realizado pelo MG Club do Brasil, que completou 40 anos de atividade em 2023. Como ocorre tradicionalmente, esse rally é composto por uma prova na noite de sexta-feira e outra na manhã de sábado. Em ambas os participantes percorrerão estradas asfaltadas depois de largar da Pousada do Quilombo, em São Bento do Sapucaí, estância climática e turística localizada a cerda de 40 quilômetros de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira. No sábado, o rally terminará no Restaurante Terras de Monã, em fazenda homônima no município vizinho de Gonçalves, já em Minas Gerais. Na prática, fica a três quilômetros da base do evento. Monã, na família linguística tupi-guarani, é o nome dado ao Deus criador do universo, sendo a expressão Terras de Monã também interpretada como Terras Sem Mal, nome anterior do restaurante. A Fazenda Terras de Monã é produtora de azeite, com oliveiras lá cultivadas; da mais fina charcutaria, com porcos ali criados livremente; e de cachaças, que serão servidas como aperitivo antes do almoço a maiores de idade e não pilotos. O alambique em que são feitas estará em operação e aberto à visitação. Os pratos do menu do Terras de Monã são elaborados com ingredientes orgânicos da própria fazenda e da Serra da Mantiqueira. Informações completas sobre o Rally de Campos do Jordão e link para inscrição estão disponíveis no site do MG Club do Brasil (mgcbr.com.br). Sobre o MG Club do Brasil Completando 40 anos em 2023, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer modelo. O clube organiza raids e rallies de regularidade, como a 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o Raid de Campos do Jordão e o Raid da Serra do Mar. Por serem concebidos para carros clássicos, esses passeios cronometrados percorrem boas estradas, entre paisagens agradáveis, e incluem visitas a pontos de interesse cultural, histórico e turístico. Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta. Para saber mais, visite o site do MG Club do Brasil (mgcbr.com.br). LetraNova Comunicação Contatos: Luiz Alberto Pandini - (11) 99122-6260 Estela Craveiro - (13) 99644-0628

Seis dos carros que estarão no Rally de Campos do Jordão
fotos: Guazzi Images/MG Club do Brasil - clique nas imagens para ampliar

1p.png

MG Club do Brasil anuncia abertura de inscrições para o Rally de Campos do Jordão

19/10/2023 - Serão abertas nos próximos dias as inscrições para o Rally de Campos do Jordão, prova de encerramento da temporada comemorativa dos 40 anos de existência do MG Club do Brasil, entre os dias 24 e 26 de novembro. Solicitações de informações complementares e as próprias inscrições poderão ser feitas por meio do site mgcbr.com.br ou pelo celular/whatsapp (11) 94298-6196. Este será o 111º raid organizado pelo MG Club do Brasil. Como nas edições anteriores do Rally de Campos do Jordão, os carros clássicos farão duas provas separadas: uma noturna em 24 de novembro (sexta-feira) e uma diurna no dia seguinte, 25 (sábado). Os percursos serão feitos pelas estradas da região, com o de sábado alcançando o sul de Minas Gerais. O domingo integra a programação do Rally de Campos do Jordão com programação livre. A fase de pré-inscrições, abertas na semana passada, já incluiu 22 carros na lista provisória. O levantamento de percurso será concluído nos próximos dias. Todos os rallies do MG Club do Brasil acontecem em estradas asfaltadas e as provas são de regularidade, sempre com médias dentro ou abaixo do limite de velocidade das vias públicas. Os participantes do Rally de Campos do Jordão ficarão hospedados na Pousada do Quilombo, onde também acontecerá a entrega de troféus aos três primeiros colocados das duas provas em cada categoria: Rally Clássico (na qual a navegação deve ser feita somente com instrumentos não conectados a navegadores on line), Rally App (em que é permitido o uso de celular e tablet com aplicativos como GPS e planilhas digitais) e Rally Pro (instrumentação livre). Na prova diurna de sábado, o ponto de parada e almoço acontecerá no restaurante da fazenda e alambique Terras de Monã, em Gonçalves (MG). Sobre o MG Club do Brasil Completando 40 anos em 2023, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer modelo. O clube organiza raids e rallies de regularidade, como a 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o Raid de Campos do Jordão e o Raid da Serra do Mar. Por serem concebidos para carros clássicos, esses passeios cronometrados percorrem boas estradas, entre paisagens agradáveis, e incluem visitas a pontos de interesse cultural, histórico e turístico. Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta. Para saber mais, visite o site do MG Club do Brasil. LetraNova Comunicação Contatos: Luiz Alberto Pandini - (11) 99122-6260 Estela Craveiro - (13) 99644-0628

Alguns dos participantes do Raid Campos do Jordão 2022
fotos: Guazzi Images/MG Club do Brasil - clique nas imagens para ampliar

110º Rally do MG Club do Brasil reuniu 42 carros clássicos no interior de São Paulo

O mais antigo foi um MG TC de 1946

110o rally_1.jpeg

18/09/2023 - O sucesso do 110º Rally do MG Club do Brasil, realizado no último sábado, 16 de setembro, resultou de vários fatores. O dia amanheceu frio e nublado, mas logo se tornou completamente ensolarado até o fim da tarde. O roteiro passou por estradas em excelentes condições, entre tranquilas paisagens rurais. Não houve trechos com tráfego intenso de veículos, apesar do grande movimento costumeiro no trânsito da região metropolitana de Campinas (SP), onde a maior parte do rally foi realizado, ao longo de 160 kms entre os municípios de Caieiras, perto da capital paulista, e Morungaba. Nada menos do que 42 carros participaram da prova válida como quinta etapa do XIII Campeonato Brasileiro "Baterias Cral" de Rally de Regularidade Histórica (CBR), da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA). E que carros! A marca mais representada foi, como quase sempre, a Mercedes-Benz, com nove exemplares dos modelos 280 SL, 380 SL, 450 SL, SL 300, 280 CE e 190E dos anos de 1970 a 1991; seguida pela BMW, com cinco exemplares: 316, 320, 320I e 540I, de 1976 a 1993, e um Z4 2014. A Chevrolet esteve presente com quatro exemplares: Corvette 1963, Camaro RS 1968, Caravan 1978 e Opala Comodoro 1990. Também com quatro exemplares, alinharam-se no grid as marcas Puma, com modelos GTS e GTE de 1974 a 1979; e MG, com dois Roadster 1969, um C GT 1968 e um TC de 1946. A Ford foi representada por um Galaxie 500 1976 e dois Escort XR3 1985 e 1993. Da Porsche, estiveram no rally um modelo 356 de 1961, um 912 de 1967 e um 928 de 1978. Da Volkswagen, participaram um Voyage 1983 e um Santana 1995. E da Alfa Romeo um Spider 2000 e um JK, ambos de 1972. Entre todos esses carros, estiveram um Jaguar XJA 1986, um Ferrari 308 GTSI de 1980, um Willys Interlagos, versão Berlineta, de 1966, um Adamo CRX 1.8 de 1986; um Troller T4 2013, e uma réplica de um Lotus Seven 1967. Pelo caminho O roteiro do rally abrangeu as rodovias Bandeirantes, Anhanguera, João Cereser, das Estâncias, Constâncio Cintra, Benevenuto Moretto, Municipal Antonio Moreno, e Alkindar Junqueira, com ponto alto nessas estradas secundárias, por cortarem paisagens rurais em atmosfera tranquila. Outro ponto alto foi o local da chegada, o Stefano’s Fazenda, uma antiga grande fazenda de café, onde um buffet de saladas, feijoada e sobremesas aguardava os participantes em almoço do Restaurante Dona Maria servido ao ar livre. Música brasileira de excelente qualidade e alguns clássicos internacionais executados ao vivo por um baixista e uma cantora e guitarrista completaram a ambientação festiva característica das provas e eventos realizados pelo MG Club do Brasil. Vencedores da prova Categoria Pro: Christian Casal de Rey e Frederico Macedo (Corvette 1963) Categoria App: Antônio Marcucci e Ana Cláudia Assunção (Puma GTS 1974) Categoria Contemporâneos 1 (veículos fabricados de 1961 a 1970): Manoel Cintra e Renato Cintra (Camaro 1968) Categoria Contemporâneos 2 (veículos fabricados de 1971 a 1981): Alexandre de Araújo Penna e Thais de Salles Oliveira (Puma GTE 1977) Categoria Contemporâneos 3 (veículos fabricados de 1981 a 1992): Adilson Baher e Rosane Franz Ziese Baher (Voyage 1983) Categoria Pré e Pós-Guerra: Gerolamo Ometto Nardin e Gustavo Carvalho (MG TC 1946) O que eles disseram Fernando Pimentel, presidente do MG Club do Brasil: “Carros maravilhosos participaram desse rally. São modelos bonitos, raros e especiais. Foi uma festa linda, num dia maravilhoso, em que correu tudo bem. Na parte técnica, colocamos algumas coisinhas difíceis de interpretar, mas todo rally tem de ter essas pegadinhas.” Américo Nesti, diretor de comunicação do MG Club do Brasil: “Ficamos surpresos com o número de participantes. Foi uma prova em estradas maravilhosas, com curvas, trechos de subida e descida, um passeio muito bonito. No fundo, esse é o nosso objetivo.” Manoel Cintra, diretor esportivo do MG Club do Brasil: “As estradas eram muito boas e estavam livres. Na parte técnica, foi uma prova tranquila, com poucas mudanças de médias de velocidade e alguns desafios em curvas, subidas e descidas.” Paulo Menezes, diretor esportivo da FBVA: “É muito importante que o CBR (Campeonato Brasileiro de Regularidade Histórica) tenha uma etapa organizada por este que é um dos mais tradicionais, antigos e ativos clubes de rallies históricos do Brasil. Organiza provas que valorizam a parte técnica e a parte social, sempre apresentando um diferencial de roteiro no aspecto cultural e turístico. Não medem esforços na busca de congregar antigomobilistas, tanto tradicionais como das novas gerações, fazendo com que todos se sintam em casa e sempre bem recebidos.” Ricardo Prado, diretor esportivo adjunto da FBVA: “O MG Club do Brasil foi pioneiro nos rallies de regularidade em São Paulo, e provavelmente no Brasil. Desde os anos 1980 vem organizando provas sempre muito interessantes e disputadas. A motivação e o esforço colocado pelo pessoal do clube na organização da prova e na criação de um ambiente competitivo e ao mesmo tempo de forte amizade entre os participantes faz desta etapa uma das mais esperadas do ano.” Sobre o MG Club do Brasil Completando 40 anos em 2023, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer modelo. O clube organiza raids e rallies de regularidade, como a 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o Raid de Campos do Jordão e o Raid da Serra do Mar. Por serem concebidos para carros clássicos, esses passeios cronometrados percorrem boas estradas, entre paisagens agradáveis, e incluem visitas a pontos de interesse cultural, histórico e turístico. Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta. Para saber mais, visite o site do MG Club do Brasil. LetraNova Comunicação Contatos: Luiz Alberto Pandini - (11) 99122-6260 Estela Craveiro - (13) 99644-0628 Márcio Fonseca – (11) 99434-2082

Vencedores e cenas do  110º Rally do MG Club do Brasil 
fotos: Guazzi Images/MG Club do Brasil - clique nas imagens para ampliar e ver legendas

110o rally_2.jpeg

No próximo sábado, o 110º Rally do MG Club
do Brasil reunirá carros de várias épocas

Prova de regularidade irá de Caieiras a Morungaba,
no interior do estado de São Paulo

110o rally_1.jpeg

13/09/2023 - Na manhã do próximo sábado, 16, um grupo muito especial de carros clássicos partirá de um posto de combustíveis, no km 34 da Rodovia dos Bandeirantes, em Caieiras, na região metropolitana de São Paulo, para o 110º Rally do MG Club do Brasil, prova de um dia válida como quinta etapa do XIII Campeonato Brasileiro "Baterias Cral" de Rally de Regularidade Histórica (CBR), da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA). O grid do 110º Rally do MG Club do Brasil tem cerca de 40 carros inscritos entre modelos dos anos 1940 a 2010. Exemplares de automóveis como Alfa Romeo, BMW, Ferrari, Jaguar, Porsche, MG e Mercedes-Benz devem se alinhar ao lado de modelos como Camaro, Mustang, Galaxie, Voyage, Santana, Escort, Opala, Caravan, Puma e de carros que não se vê por aí a toda hora, como Willys Interlagos Berlineta, Adamo e Lotus 7 Seven, criação própria de um aficcionado pela marca. O destaque na categoria antiguidade dessa edição fica com um MG TC 1946. Da largada à chegada, a prova terá 160 kms, com vários trechos cronometrados, em estradas do interior do estado de São Paulo. E terminará em Morungaba, na Stefano’s Fazenda, onde, no Restaurante Dona Maria, ocorrerão almoço de confraternização e a cerimônia de premiação dos vencedores. A quinta etapa do XIII Campeonato Brasileiro "Baterias Cral" de Rally de Regularidade Histórica tem patrocínio de Baterias Cral, Hellner Seguros, Timbro Trading e Allog Group. Mais informações sobre o 110º Rally do MG Club do Brasil estão disponíveis no site do clube (mgcbr.com.br). Sobre o MG Club do Brasil Completando 40 anos em 2023, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer modelo. O clube organiza raids e rallies de regularidade, como a 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o Raid de Campos do Jordão e o Raid da Serra do Mar. Por serem concebidos para carros clássicos, esses passeios cronometrados percorrem boas estradas, entre paisagens agradáveis, e incluem visitas a pontos de interesse cultural, histórico e turístico. Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta. Para saber mais, visite o site do MG Club do Brasil. LetraNova Comunicação Contatos: Luiz Alberto Pandini - (11) 99122-6260 Estela Craveiro - (13) 99644-0628 Márcio Fonseca – (11) 99434-2082

Alguns dos automóveis que disputarão o 110º Rally do MG Club do Brasil 
fotos: Guazzi Images/MG Club do Brasil - clique nas imagens para ampliar e ver legendas

110o rally_2.jpeg

MG Club do Brasil realiza seu 110º rally como etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica em 16 de setembro

110o rally_1.jpeg
_chamada 4.jpg

De Caieiras a Morungaba, a prova terá 160 kms em
estradas paulistas entre a largada e a chegada

07/09/2023 - Válido como quinta etapa do XIII Campeonato Brasileiro "Baterias Cral" de Rally de Regularidade Histórica (CBR), da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), o 110º Rally do MG Club do Brasil será realizado no interior paulista, em 16 de setembro. A largada será logo cedo na manhã de sábado, no estacionamento do restaurante Frango Assado, no km 34 da Rodovia dos Bandeirantes, no município de Caieiras, na região metropolitana de São Paulo. Mais de 30 duplas inscritas partirão com automóveis de várias épocas rumo a Morungaba, em percurso de cerca de 160 kms entre a largada e a chegada, por estradas completamente asfaltadas entre cenários rurais. Exemplares de vários modelos Mercedes-Benz e diversos modelos da Volkswagen disputam a predominância entre os carros já inscritos no 110º Rally do MG Club do Brasil, ao lado de clássicos como Alfa Romeo, Ferrari e Porsche, do britânico MG, e do brasileiro Puma, entre outros veículos. A prova terminará na Stefano’s Fazenda, em Morungaba, onde, no Restaurante Dona Maria, ocorrerão almoço de confraternização e a cerimônia de premiação dos vencedores. Vagas disponíveis - As inscrições para o 110º Rally do MG Club do Brasil continuam abertas. Uma novidade desse rally é a possibilidade de os participantes levarem passageiros extras nos carros, conhecidos como “Zequinhas”, desde que não atuem na navegação. Interessados devem tratar disso com a diretoria esportiva do clube, à parte da inscrição na prova. “Para nós, do MG Club do Brasil, é importante ter um dos três rallies que realizamos anualmente válido como etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica da FBVA. Esta é nossa segunda experiência com eles. É bacana porque proporciona interação com outros clubes de carros antigos, o que sempre contribui para ampliar relacionamentos e conhecimentos”, diz Manoel Cintra, diretor esportivo do clube e integrante do comitê esportivo do CBR. A quinta etapa do XIII Campeonato Brasileiro "Baterias Cral" de Rally de Regularidade Histórica tem patrocínio de Baterias Cral, Hellner Seguros, Timbro Trading e Allog Group. Mais informações sobre o 110º Rally do MG Club do Brasil estão disponíveis no site do clube (mgcbr.com.br). Sobre o MG Club do Brasil Completando 40 anos em 2023, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer modelo. O clube organiza raids e rallies de regularidade, como a 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o Raid de Campos do Jordão e o Raid da Serra do Mar, além de passeios, como os da série MG Club na Estrada, que acaba de estrear com uma visita à Embraer realizada em agosto passado. Por serem concebidos para carros clássicos, os passeios, cronometrados ou não, percorrem boas estradas, entre paisagens agradáveis, e incluem visitas a pontos de interesse cultural, histórico e turístico. Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o principal assunto. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta. Para saber mais, visite o site do MG Club do Brasil. LetraNova Comunicação Contatos: Luiz Alberto Pandini - (11) 99122-6260 Estela Craveiro - (13) 99644-0628 Márcio Fonseca – (11) 99434-2082

Cenas da 1000 Milhas Históricas Brasileiras 2023 e do Rally do Whisky, válido como etapa do Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica da Federação Brasileira de Veículos Antigos na temporada 2022
fotos: Guazzi Images/MG Club do Brasil - clique nas imagens para ampliar e ver legendas

110o rally_2.jpeg
Âncora 1

MG Club do Brasil homenageia Luís Cezar Ramos Pereira na 1000 Milhas Brasileiras 2023

1000M.jpeg

Luiz Evandro ‘Águia’ e Auro Moura Andrade também foram homenageados
com o troféu Destaque na cerimônia de encerramento do rally

31/05/2023 - A entrega do troféu Luís Cezar Ramos Pereira a Eduardo Lambiasi foi o ponto alto em emoção na premiação que encerrou o rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras 2023, realizado em maio por estradas do interior de São Paulo e Minas Gerais. Ex-presidente do MG Club do Brasil, Luís Cezar foi o idealizador desse rally, o evento mais importante do clube, que neste ano foi realizado pela nona vez. “Demos o troféu ao Eduardo Lambiasi porque ele e o Luís Cezar tinham grande amizade, se entendiam muito bem, e atuaram juntos no desenvolvimento de diversas edições da nossa 1000 Milhas, levantando trajetos, locais para visitarmos, hotéis, restaurantes, tudo aquilo que precede o rally e dá muito trabalho”, explica Fernando Pimentel, presidente do MG Club do Brasil. Anteriormente, Célia, esposa de Luís Cezar, foi agraciada com a primeira edição desse troféu em homenagem a ele, no jantar de confraternização do clube no fim de 2022. Outras homenagens Na premiação da edição 2023 do rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras, Luiz Evandro ‘Águia’ e Auro Moura Andrade também foram homenageados com o troféu Destaque. “O ‘Águia’ pela persistência, dedicação e entusiasmo em participar sozinho da prova, sem navegador. E o Auro, sócio muito antigo do clube, que está completando 40 anos de atividades, por sua constância e apoio, participando de todos os nossos rallies”, conclui Pimentel. LetraNova Comunicação Contatos: Luiz Alberto Pandini - (11) 99122-6260 Estela Craveiro - (13) 99644-0628

Cenas das homenagens feitas na premiação da 1000 Milhas Históricas Brasileiras 2023
fotos: Guazzi Images/MG Club do Brasil - clique nas imagens para ampliar e ver legendas

1000 Milhas Históricas Brasileiras confirma vocação de unir esporte, cultura, turismo e lazer

1000M.jpeg

21/05/2023 - A nona edição das 1000 Milhas Históricas Brasileiras chegou ao fim no sábado (20 de maio) com a última etapa da competição – o domingo, também incluído na programação, foi dia de atividade livre para os participantes. Ao longo de quatro dias, os carros clássicos percorreram roteiros por estradas de diversas cidades do interior paulista e de Minas Gerais com paradas em locais de interesse artístico, histórico, cultural e esportivo. Desmembrada pela primeira vez em três categorias, definidas de acordo com a instrumentação utilizada na navegação, a 1000 Milhas Históricas Brasileiras de 2023 consagrou três vencedores: Alexandre Loures Penna/Thais de Salles Oliveira (Puma GTE 1977), na Rally Clássico; Américo Nesti/Danilo Nunes (BMW 320 1976), na Rally APP; e José Luiz Gandini/Luiz Durval Brenelli de Paiva (Mercedes-Benz 300 SL 1991) na Rally PRO. Com 27 participantes divididos entre quatro categorias (carros fabricados a partir de 2000 entram na Turismo, incluída como passeio cronometrado sem entrega de troféus), a 1000 Milhas Históricas Brasileiras de 2023 foi bastante equilibrada. A vitória mais “tranquila" foi a de Alexandre Loures Penna/Thais de Salles Oliveira na Rally Clássico. Eles venceram três das cinco etapas pontuáveis, mas mesmo assim só confirmaram a vitória no último dia. Na Rally Pro, José Luiz Gandini/Luiz Durval Brenelli de Paiva venceram os percursos dos dois dias finais e “viraram o placar” sobre Amauri Caliman/Eber Oliveira (MG B GT); a diferença entre as duas duplas foi de apenas dois pontos. Inusitada foi a situação de Américo Nesti/Danilo Nunes. O velocímetro e o hodômetro do BMW 320 deixou de funcionar na manhã do primeiro dia de largada e tornou impossível a participação na Rally Clássico, na qual estavam inscritos. A solução foi mudar para a Rally App, que permite a utilização de aplicativos de navegação em celular. Venceram os percursos dos dois primeiros dias e acabaram campeões com nove pontos a mais que Sydney Marcos Savi/Mariele Savi. Como é comum em rallies de carros clássicos, os automóveis foram os grandes astros por onde passaram. Os carros mais antigos da prova, todos fabricados em 1966, acabaram conseguindo bons resultados. Um deles foi o Karmann-Ghia Porsche, de Maurício Marx/Paulo Amorim, terceiro colocado na Rally App. Esse carro é um dos quatro que competiram em 1966 e 1967 pela equipe Dacon, que teve entre seus pilotos Emerson Fittipaldi, Wilsinho Fittipaldi e José Carlos Pace. Nas 1000 Milhas Históricas Brasileiras, esse carro somou mais uma vitória ao seu histórico ao triunfar na etapa do último dia de competição. O belo Jaguar E-Type 1966 de Rogério Rodrigues Franz/Mônica Fleck foi outro vencedor do último dia, mas na Rally Clássico – o resultado lhes deu o segundo lugar na classificação final das 1000 Milhas Históricas. Também de 1966, o Willys Interlagos do experiente Luiz Evandro Águia, campeão brasileiro de Rally de Velocidade em 1982, foi o melhor colocado da Rally Clássico na prova especial realizada no Circuito Panamericano. Águia competiu sem navegador e terminou em quinto lugar na sua categoria. Na categoria Turismo, aberta para inscritos com carros fabricados a partir de 2000 e que não participam da classificação das 1000 Milhas Históricas, a melhor pontuação foi de Guilherme Pfisterer/Luísa de Lacerda Soares, com BMW Z4 20i 2014. Fernando Pimentel, presidente do MG Club do Brasil: “Acredito que o evento agradou como um todo. Recebemos muitos elogios dos participantes. A etapa no Circuito Panamericano foi um dos pontos altos. O formato centralizado, com largadas e chegadas em um hotel, favoreceu o encontro dos participantes, proporcionando salas de bate-papo e confraternização. Foi mais um evento que cumpriu a filosofia do MG Club do Brasil: colocar os carros clássicos nas estradas, conhecer lugares interessantes e fazer uma competição saudável, com ambiente amigável e familiar”. Manoel Cintra, diretor técnico e esportivo do MG Club do Brasil: “Nós tínhamos um desafio muito grande: fazer um evento melhor do que o do ano passado, que foi muito bom. E conseguimos. Quase todos os participantes que se inscreveram no ano passado estiveram de novo, só não veio quem teve motivos de força maior. Encontramos pontos interessantes e a cereja do bolo foi a prova de regularidade no Circuito Panamericano. Sempre temos o que melhorar e já sabemos o que pode ser feito para 2024. O ponto alto foi a competitividade deste ano. Criamos categorias diferentes e todas foram muito disputadas, sendo decididas na última etapa. O ambiente de camaradagem e confraternização foi o mesmo, estradas muito boas, qualidade dos carros e dos participantes excelente”. Américo Nesti, diretor de comunicação do MG Club do Brasil: "Mil Milhas é um rally que chega a ser intenso. Você roda de 300 a 400 km por dia, às vezes até um pouco mais. Muitos trechos cronometrados, às vezes com referências de km a km e às vezes com até 8 km. É preciso manter a média para chegar no ponto de checagem dentro do tempo previsto. Fora o aspecto competitivo, o importante das 1000 Milhas é o encontro de amigos, uma grande festa. Quando se gosta de automóvel e automobilismo, você conhece uma pessoa e faz um novo amigo, a conexão é imediata. Você conversa como se conhecesse há muito tempo. Esse ambiente de camaradagem, ajuda mútua, é o que valoriza o evento. Tem a parte de competição, mas o aspecto social é muito importante. Recomendo fazer um rally desse como terapia, uma vez por ano!”. Quatro dias de prova – Utilizado pela primeira vez em 2022, o percurso em “estrela” foi adotado novamente neste ano. A classificação de cada dia (definida de acordo com o menor número de pontos perdidos na estrada; cada segundo de atraso ou adiantamento na passagem pelos pontos pré-determinados acarretava a perda de um ponto) gerou um resultado parcial que rendeu pontos para os participantes, como se fossem provas de um campeonato. Os vencedores de cada categoria das 1000 Milhas Históricas Brasileiras foram os que somaram mais pontos nesse “campeonato”. Na quarta-feira (17), os participantes largaram do Ecoparada Madero, no km 44 da Rodovia Castello Branco, em Araçariguama, e visitaram uma coleção particular de carros clássicos, a caminho do restaurante Rancho da Picanha, em Itu, e do Villa Di Mantova Resort Hotel, em Águas de Lindóia, que passou a ser o ponto de largada e chegada até a última etapa. O segundo dia (quinta, 18) foi de ida e volta até o Circuito Panamericano, o campo de testes de pneus da Pirelli localizado na cidade de Elias Fausto. Ali, foi realizada uma prova de regularidade na Pista Seca, um circuito cujo traçado foi inspirado no do autódromo de Estoril, em Portugal. Essa prova também valeu pontos para o resultado final das 1000 Milhas Históricas Brasileiras. Na sexta-feira, 19, os participantes foram à Vinícola Casa Geraldo, em Andradas, no sul de Minas Gerais. O sábado, 20, último dia de competição, teve visita à Chamonix, fabricante nacional de carros esporte, em Jarinu, e almoço no restaurante La Terraza, em Serra Negra. RESULTADO 1000 MILHAS HISTÓRICAS BRASILEIRAS 2023 classificação, número do carro, piloto/navegador, pontuação CATEGORIA RALLY CLÁSSICO 1 4 Alexandre Loures Penna/Thaís de Salles Oliveira,108 pontos 2 19 Rogerio Rodrigues Franz/Monica Fleck, 86 3 17 Julio Duarte Areia Filho/Letícia Bandeira de Mello, 83 4 13 Rose Salmon/Hervé Salmon, 67 5 3 Luiz Evandro “Aguia”, 60 6 12 Francisco Dal Santo Filho/Bia Dal Santo, 41 7 1 Marco Pigossi/Antonio Carlos Herrmann de Andrade, 9 CATEGORIA RALLY APP 1 2 Américo Nesti/Danilo Nunes, 94 pontos 2 6 Sydney Marcos Savi/Mariele Cristine Haas Savi, 85 3 25 Mauricio Marx/Paulo Amorim, 73 4 10 Mario Lott Guimaraes Filho/Giuseppe Castagnaro, 69 5 14 Eduardo LambiasiVera Lambiasi, 50 6 18 Manoel Cintra/Andre Brunelli, 48 7 7 Paulo Marte Filho/Valéria Theodoro, 47 8 23 Gilberto Finardi/Magali Ferreira, 41 9 9 Eduardo Azevedo/Cecilia Azevedo, 34 10 21 Adriano Fernandes Alves/Rosana Aparecida Spoto Alves, 33 11 22 Mauricio Luis Luchetti/Jackline de Luca Luchetti, 21 13 20 Franco Caramori/Ana Paula Marte, 3 CATEGORIA PRO 1 16 José Luiz Gandini/Luiz Durval Brenelli de Paiva, 100 pontos 2 8 Amauri Caliman/Eber Oliveira, 98 3 5 Fernando Leibel/Adriano Braz, 88 4 15 Auro Moura Andrade/Camila Moura Andrade, 64 CATEGORIA TURISMO 1 24 Guilherme Pfisterer/Luisa de Lacerda Soares, 105 pontos 2 26 Gabriel Rosa Quero Carrillo/Carlos Eduardo Teixeira, 100 APOIOS - A 1000 Milhas Históricas Brasileiras teve chancela da Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA) e da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), e apoios da Kia, Liqui Moly, Roue Watch Brasil, Brunelli Veículos Antigos, Bracerum, Unif Uniformes, High Clean Estética Automotiva, Universo Marx, N45 Negroni e Iguatemi São Paulo. Sobre o MG Club do Brasil Fundado em 1983, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer modelo. O clube organiza raids e rallies de regularidade, como a 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o Raid de Campos do Jordão e o Raid da Serra do Mar, além de ser o anfitrião de uma das etapas do CBR (Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade) promovido pela FBVA. Por serem concebidos para carros clássicos, esses passeios cronometrados percorrem boas estradas, entre paisagens agradáveis, e incluem visitas a pontos de interesse cultural e histórico. Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta. Para saber mais, visite o site do MG Club do Brasil (mgcbr.com.br). LetraNova Comunicação Contatos: Luiz Alberto Pandini - (11) 99122-6260 Estela Craveiro - (13) 99644-0628

Cenas ao longo do rally
fotos: Guazzi Images/MG Club do Brasil - clique nas imagens para ampliar e ver legendas

Foi dada a largada da 1000 Milhas
Históricas Brasileiras 2023

1000M.jpeg
1.jpg

17/05/2023 - Os automóveis clássicos inscritos nas 1000 Milhas Históricas Brasileiras já estão na estrada. A largada foi dada nesta quarta-feira (17 de maio) a partir das nove horas da manhã no Ecoparada Madero, em Araçariguama, na região de Sorocaba (SP). Na noite anterior, os carros estiveram no boulevard do Iguatemi São Paulo, onde ocorreram a vistoria técnica, a adesivagem com os números de inscrição e os apoiadores da prova e uma confraternização entre os participantes. A primeira parte do percurso das 1000 Milhas Históricas Brasileiras transcorreu do Ecoparada Madero até uma coleção particular de carros clássicos. O destino seguinte foi o restaurante Rancho da Picanha, próximo de Itu. O Villa Di Mantova Resort Hotel, em Águas de Lindóia, será o ponto de largada e chegada até sábado. Nesta quinta-feira, 18, a programação inclui uma prova nas pistas do Circuito Panamericano, o campo de testes da Pirelli, localizado no município de Elias Fausto. Na sexta-feira, 19, o roteiro inclui visita à Vinícola Casa Geraldo, com almoço, mas evidentemente sem degustação de vinho, em Andradas, já no sul de Minas Gerais. No sábado, 20, o dia terá visita à Chamonix, fabricante nacional de carros esporte, em Jarinu, e almoço no restaurante La Terraza, em Serra Negra. Categorias - O rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o mais importante do MG Club do Brasil, que reúne sócios proprietários de carros de quaisquer marcas, divide-se em quatro categorias: Rally Clássico, apenas com cronômetro de mão, odômetro e velocímetro originais do carro; Rally com APP, com uso de aplicativos no celular, planilha digital, velocímetros, odômetros e cronômetros; Pro Livre, com uso de qualquer equipamento; e Turismo, para quem quer apenas passear e se familiarizar com o universo do rally de clássicos e para inscritos com carros fabricados a partir de 2000, que não participam da classificação. Apoio – A 1000 Milhas Históricas Brasileiras tem chancela da Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA) e da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), e apoios da Kia, Liqui Moly, Roue Watch Brasil, Brunelli Veículos Antigos, Unif, High Clean, Universo Marx, Bracerum, N45 Negroni e Iguatemi São Paulo. Sobre o MG Club do Brasil Fundado em 1983, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer modelo. O clube organiza raids e rallyes de regularidade, como a 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o Raid de Campos do Jordão e o Raid da Serra do Mar. Por serem concebidos para carros clássicos, esses passeios cronometrados percorrem boas estradas, entre paisagens agradáveis, e incluem visitas a pontos de interesse cultural e histórico. Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta. Para saber mais, visite o site do MG Club do Brasil. LetraNova Comunicação Contatos: Luiz Alberto Pandini - (11) 99122-6260 Estela Craveiro - (13) 99644-0628

Cenas da largada
fotos: Luiz Alberto Pandini/MG Club do Brasil - clique nas imagens para ampliar e ver legendas

1000 Milhas Históricas Brasileiras começa com vistoria técnica no Iguatemi São Paulo

Automóveis participantes do rally de carros históricos organizado pelo MG Club do Brasil poderão ser vistos pelo público a partir das 16h30. Largada será no dia 17 no km 44 da rodovia Castello Branco. Prova se estenderá até o sábado, 20, por estradas paulistas e mineiras

1000M.jpeg

09/05/2023 - Baseado em Águas de Lindóia, estância hidromineral paulista, o rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras, que será realizado pelo MG Club do Brasil, de 17 a 21 de maio, reunirá cerca de 30 automóveis clássicos. O mais antigo, um Cadillac Serie 60 Coupe V8 de 1936, e todos os outros poderão ser vistos no boulevard do Iguatemi São Paulo (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232), onde serão realizadas vistoria técnica, adesivação dos carros e confraternização inicial, a partir das 16h30 do dia 16 de maio, terça-feira. Entre o Cadillac e o veículo mais novo, um Mazda MX5 Miata de 1993, o rally levará para as estradas paulistas e mineiras, em que serão disputadas as provas de regularidade, um painel de exemplares de carros importantes na vida dos brasileiros nas últimas décadas, especialmente nos anos 1970 e 1980, cujos modelos são maioria entre os inscritos. Automóveis fabricados do ano 2000 em diante poderão acompanhar o percurso da 1000 Milhas Históricas Brasileiras na categoria Turismo, sem concorrer a troféus. É o caso de um BMW Z4 eDrive 20i fabricado em 2014. Como costuma ocorrer, por enquanto automóveis Mercedes Benz predominam, com modelos 450 SLC 1974 e 1976, 500 SEL 1980, 380 SL 1982, 280CE 1983, e SL 300 1991. Mas há máquinas para todos os gostos, a começar pelos britânicos MG (modelos B Roadster 1969, B GT V8 1973 e B GT 1974). Além deles, a lista de inscritos já tem dois Alfa Romeo GTV 1974 e modelos BMW 320 1976, Range Rover 1989, Mustang Fastback 1974, Jaguar XJS 1989, Camaro 1968, e Ferrari 308 GTSi 1980 (um exemplar de cada). Entre os carros nacionais, destaques para uma Berlineta Willys Interlagos 1966, um Puma GTE 1977 e um Puma GTS 1600 1980. Roteiros - Tradicionalmente, o roteiro do rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras mescla provas de regularidade em estradas asfaltadas e atrativos culturais, com paradas em postos de combustíveis e restaurantes que acabam se tornando uma festa para os olhos de quem tem a oportunidade de apreciar uma frota tão especial. Na quarta-feira, 17, o rally terá os participantes largando um a um na Ecoporada Madero localizada no km 44 da Rodovia Castello Branco, no município de Araçariguama, na região metropolitana de Sorocaba, a partir das nove horas da manhã, para um percurso que terá visita a uma coleção particular de carros clássicos, almoço no restaurante Rancho da Picanha, em Itú, e terminará no Villa Di Mantova Resort Hotel, base do evento, em Águas de Lindóia, de onde os carros partirão todos os dias. O programa da quinta-feira, 18, será especial, com uma prova nas pistas do Circuito Panamericano, o campo de provas da Pirelli, localizado no município de Elias Fausto. Na sexta-feira, 19, o roteiro inclui visita à Vinícola Casa Geraldo, com almoço, mas evidentemente sem degustação de vinho, em Andradas, já no sul de Minas Gerais. No sábado, 20, o dia terá visita à Chamonix, fabricante nacional de carros esporte, e almoço no restaurante La Terraza, em Serra Negra. Categorias - O rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o mais importante do MG Club do Brasil, que reúne sócios proprietários de carros de quaisquer marcas, divide-se em quatro categorias: Rally Clássico, apenas com cronômetro de mão, odômetro e velocímetro originais do carro; Rally com APP, com uso de aplicativos no celular, planilha digital, velocímetros, odômetros e cronômetros; Pro Livre, com uso de qualquer equipamento; e Turismo, para quem quer apenas passear e se familiarizar com o universo do rally de clássicos e para inscritos com carros fabricados a partir de 2000, que não participam da classificação. Inscrições abertas – Interessados encontram no site do MG Club do Brasil (mgcbr.com.br) o link para inscrições pela internet e podem falar com a diretoria esportiva pelo whatsapp (11) 94161-2326. Apoio – A 1000 Milhas Históricas Brasileiras tem chancela da Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA) e da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), e apoio da Kia, Liqui Moly, Roue, Brunelli, Unif, High Clean, Universo Marx e Iguatemi São Paulo. Sobre o MG Club do Brasil Fundado em 1983, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer modelo. O clube organiza raids e rallyes de regularidade, como a 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o Raid de Campos do Jordão e o Raid da Serra do Mar. Por serem concebidos para carros clássicos, esses passeios cronometrados percorrem boas estradas, entre paisagens agradáveis, e incluem visitas a pontos de interesse cultural e histórico. Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta. Para saber mais, visite o site do MG Club do Brasil. LetraNova Comunicação Contatos: Luiz Alberto Pandini - (11) 99122-6260 Estela Craveiro - (13) 99644-0628

Cenas do rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras  2022
- fotos: Guazzi Images/MG Club do Brasil - clique nas imagens para ampliar e ver legendas

1000 Milhas Históricas Brasileiras:
roteiro da edição 2023 inclui estradas
de São Paulo e Minas Gerais

Os automóveis clássicos participantes estarão expostos no Iguatemi São Paulo na tarde de 16 de maio, véspera do início do passeio cronometrado; confira a programação do raid de regularidade mais importante do MG Club do Brasil

1000M.jpeg

26/04/2023 - De 17 a 21 de maio, os automóveis clássicos participantes das 1000 Milhas Históricas Brasileiras 2023, 109º rally realizado pelo MG Club do Brasil, percorrerão estradas do interior paulista e um trecho no interior de Minas Gerais. O roteiro será baseado em Águas de Lindóia e terá outras atrações além dos passeios cronometrados propriamente ditos. Em São Paulo, antes de partir, todos os automóveis inscritos poderão ser vistos pelo público a partir das 16h30 do dia 16, terça-feira, no boulevard do Iguatemi São Paulo (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232), onde serão realizadas vistoria técnica, adesivação dos carros e a confraternização inicial entre os participantes. Na quarta-feira, 17, o primeiro dia das 1000 Milhas Históricas Brasileiras 2023 começará com a largada na Ecoporada Madero localizada no km 44 da Rodovia Castello Branco, no município de Araçariguama, na região metropolitana de Sorocaba. A programação do dia inclui visita a uma coleção particular de carros clássicos, almoço no restaurante Rancho da Picanha, em Itú, e terminará no Villa Di Mantova Resort Hotel, localizado em Águas de Lindóia, base das 1000 Milhas Históricas Brasileiras 2023, de onde os carros partirão todos os dias. O programa da quinta-feira, 18, inclui visita ao Circuito Panamericano, em Elias Fausto, onde haverá palestra, prova na pista e almoço. Na sexta-feira, 19, o roteiro inclui visita à Vinícola Casa Geraldo, com almoço, mas evidentemente sem degustação de vinho, em Andradas, já no sul de Minas Gerais. No sábado, 20, o dia terá visita à Chamonix, fabricante de réplicas dos famosos Porsche Speedster e 356, em Jarinu, e almoço no restaurante La Terraza, em Serra Negra. Como sempre nos rallyes do MG Club do Brasil, o quinto dia será livre para cada um aproveitar como quiser depois da noite de premiação e confraternização final no Villa Di Mantova Resort Hotel no sábado. Categorias – Os participantes podem escolher entre quatro opções: Rally Clássico – Uso permitido somente de odômetro e velocímetro originais do carro, além de cronômetro de mão. É proibido o uso de qualquer função do celular durante a prova. Rally com APP – Permite a utilização de aplicativos no celular, como Rabbit, Totem, planilha digital, velocímetros, odômetros e cronômetros. É proibido o uso de qualquer aparelho conectado ao carro por cabo, inclusive sensor Blue. Pro Livre – Permite o uso de qualquer equipamento, sem restrições. Esta categoria não utiliza o Handicap. Turismo – Categoria destinada às pessoas que querem apenas passear e se familiarizar com os procedimentos do raid e a inscritos com carros fabricados a partir de 1999. Os inscritos na Turismo não participam da classificação. Inscrições abertas – Interessados encontram no site do MG Club do Brasil (mgcbr.com.br) o link para inscrições pela internet e podem falar com a diretoria esportiva pelo whatsapp (11) 94161-2326. Apoio – O rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras tem chancela da Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA) e da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), e apoio da Kia, Liqui Moly, Roue, Brunelli, Unif, High Clean, Universo Marx e Iguatemi São Paulo. Sobre o MG Club do Brasil Fundado em 1983, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer marca e modelo. O clube organiza rallyes de regularidade e passeios como as 1000 Milhas Históricas Brasileiras, Raid de Campos do Jordão e Rally da Serra do Mar. Por serem concebidos para carros clássicos, esses raids e rallyes percorrem boas estradas, paisagens agradáveis e incluem visitas a pontos de interesse cultural e histórico. Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta. Para saber mais, visite o site do MG Club do Brasil (mgcbr.com.br). LetraNova Comunicação Contatos: Luiz Alberto Pandini - (11) 99122-6260 Estela Craveiro - (13) 99644-0628

Cenas do rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras  2022
- fotos: Guazzi Images/MG Club do Brasil - clique nas imagens para ampliar e ver legendas

Âncora 2

MG Club do Brasil comemora 40º aniversário
e divulga calendário para 2023

logo 40 anos MGCBR - PNG.png

06/02/2023 - O MG Club do Brasil, um dos mais tradicionais clubes de carros clássicos do País, está completando 40 anos de existência. Fundado em 1983 por um grupo de proprietários de carros MG, o clube tornou-se multimarcas e modelos ao longo dos anos. Hoje, é um dos mais atuantes no antigomobilismo brasileiro. Em 2023, as quatro décadas de atividade serão comemoradas com três raids de regularidade e uma série de encontros de carros clássicos na sede do clube no bairro da Lapa, em São Paulo, e em outros locais a serem divulgados. Disputada desde 2011, a 1000 Milhas Históricas Brasileiras (109º raid da história do MG Club do Brasil) acontecerá dos dias 17 a 21 de maio. No ano passado, a 1000 Milhas Históricas Brasileiras estreou um novo formato em que cada dia de competição conta pontos para o resultado final, como se fossem provas de um campeonato. Com isso, os competidores que eventualmente tiverem um mau resultado permanecem com chances de vitória. A nova fórmula agradou e deverá ser repetida neste ano. O 110º Raid do MG Club do Brasil será disputado no dia 16 de setembro e valerá como etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade Histórica da FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos). É uma prova mais curta, de apenas um dia, que por fazer parte do Campeonato Brasileiro atrai competidores de vários estados. O local e o nome oficial desse evento serão divulgados em breve. O Raid de Campos do Jordão será o 111º do clube e já tem tradição como evento de fim de temporada. Um de seus atrativos é a realização de dois raids, um noturno e um diurno. A edição 2023 acontecerá de 24 a 26 de novembro. Sobre o MG Club do Brasil Fundado em 1983, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo carros clássicos de qualquer marca e modelo. O clube organiza encontros semanais entre sócios e amigos, passeios e raids de regularidade como as 1000 Milhas Históricas Brasileiras, Raid de Campos do Jordão e Raid da Serra do Mar. Por serem concebidos para carros clássicos, esses raids percorrem boas estradas, paisagens agradáveis e incluem visitas a pontos de interesse cultural e histórico. Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta. Siga o MG Club do Brasil Site: mgcbr.com.br Instagram: instagram.com/mgcbr Facebook: facebook.com/mgclubdobrasil Assessoria de Imprensa LetraNova Comunicação Luiz Alberto Pandini - (11) 99122-6260

Cenas de raids realizados pelo MG Club do Brasil em 2022
- fotos: Guazzi Images/MG Club do Brasil - clique nas imagens para ampliar e ver legendas

bottom of page