top of page

2024 1000 Milhas Históricas Brasileiras

1000milhas2024v.jpeg

Cartaz oficial do rally
- criação de Antônio Carlos Herrmann de Andrade

Nesta página

9.jpg
_6.jpg

Toribinha

Manduca

1_FIO DE OURO-13.jpg

Hotel Fazenda Boa Vista

Casa Grappolo

_24.jpg

Hotel & Golfe Clube dos 500, nossa base

 > Informações gerais sobre o Rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras
> Procedimentos para se inscrever no rally e fazer sua reserva no Clube dos 500

Toribinha, em Campos do Jordão

02 1000 px.jpg

Hotel Toriba  - Divulgação​​

Menu especial

O quarto restaurante em que almoçaremos em um dos dias do nosso rally será o Toribinha Bar & Fondue, localizado no Hotel Toriba, um ícone de luxo em Campos do Jordão (SP) desde 1943.

 

A especialidade da casa são fondues e racletes. Mas iremos saborear um menu especialmente criado para nós.

 

O Toriba é o que se pode chamar de hotel gastronômico. Abriga outros sete restaurantes, todos pautados pelo uso de ingredientes regionais da Serra da Mantiqueira, inclusive de sua horta orgânica.

 

A julgar por esse conceito, pela bela instalação, pelo refinamento do serviço de mesa e pela sofisticação do que é servido habitualmente no Toribinha, teremos uma boa experiência em cenário relaxante para nosso descanso no meio da prova do dia, em um dos locais mais desejados por muita gente.

Hotel Toriba
https://www.toriba.com.br

Fotos: Divulgação​​ - Clique para ampliar

Hotel Fazenda Boa Vista, em Bananal

11.jpg

Comida da roça

Uma de nossas paradas terá sabor de almoço caseiro, no Hotel Fazenda Boa Vista, em Bananal, cidade paulista do Vale do Paraíba.

 

Bananal foi vila de outros municípios, até ser emancipada no fim do século XVIII. Ao longo da história, foi rota de passagem de ouro e gado, depois viveu de cana de açúcar, feijão e milho. Aí veio o café, que a tornou riquíssima no século XIX, sucedido pelo cultivo do algodão e pela criação de gado leiteiro.

 

Mas nunca foi produtora de banana. Índios da extinta etnia Puri, que se espalhavam pelo sudeste e se concentravam no Vale do Paraíba, deram a um rio da região o nome de Banani, que quer dizer sinuoso. Com o passar dos séculos, passou a ser chamado de Bananá e depois Bananal, daí o nome da cidade.

3.jpeg

A Fazenda Boa Vista, hoje um hotel, é uma das remanescentes da época áurea do café. E muitos já a conhecem sem saber.

 

Localizada perto da divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, foi cenário de várias novelas, de O Casarão em 1976 ao remake de Saramandaia feito em 2013, passando por Sinhá Moça, de 2006, atualmente em exibição no Canal Viva. Sem falar em Dona Beija em 1986. Todas grandes sucessos.​

 

Será uma bela parada para nosso descanso em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira com um almoço reconfortante, com pratos de origem da culinária mineira, embora o restaurante seja paulista.​

E o melhor de tudo é que a estrada que leva até lá, a SP-068, passando pelos municípios paulistas de Silveiras, Areias e São José do Barreiro, é uma das mais prazerosas do roteiro da 1000 Milhas. Conhecida como Estrada dos Tropeiros, foi percorrida por Dom Pedro I na viagem dele do Rio de Janeiro para São Paulo que acabou no Grito da Independência em 1822, na época em que se chamava Caminho Novo da Piedade.
 

 

Fazenda Boa Vista
www.hotelfazendaboavista.com.br

Fotos: Divulgação​​ - Clique para ampliar

Manduca, no Tabatinga Hotel, em Caraguatatuba

_17.jpg

Cozinha contemporânea com influências regionais

 

A praia de Caraguatatuba, no litoral norte paulista, será o destino do roteiro de um dos dias do Rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras, com parada para almoço no restaurante Manduca, dentro do Costa Verde Tabatinga Hotel, localizado à beira da praia de Tabatinga, famosa  por sua sofisticação.

 

O nome do restaurante vem do verbo manducar, que, na língua portuguesa, significa comer. E isso se faz muito bem lá, em um cenário tropical, com salões bem aconchegantes, repletos de louças antigas que tornam a atmosfera encantadora.

 

Despretensioso, o menu do Manduca é bem variado, no conceito de cozinha contemporânea com influências regionais, à base depratos com carnes, aves, peixes, massas e risotos, entre outras delícias, como vários petiscos, saladas elaboradas e diversos tipos de pães.

 

Nosso almoço terá buffet de antepastos e saladas, quatro opções de pratos principais e três opções de sobremesa no formato a la carte. Inclui água e refrigerantes, outras bebidas devem ser pagas à parte.

Costa Verde Tabatinga Hotel
www.tabatingahotel.com.br

_18.jpg

Fotos: Divulgação​​ - Clique para ampliar

Casa Grappolo, no sul de Minas Gerais

7_JPG HD_CGJ6576.jpg

Delícias com azeite

 

Em um dos quatro dias do Rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras, a Casa Grappolo, no município mineiro de Maria da Fé, será o restaurante do nosso almoço.

Fica dentro da  Fazenda Fio de Ouro, onde se planta oliveiras e se produz azeite, nas entranhas da Serra da Mantiqueira.

São sete os tipos de oliva lá cultivados: arbosana, arbequina, picual e manzanila, da Espanha; koroneiki, da Grécia; e coratina e grappolo, da Itália.

 

Emoldurado por grandes vidraças, o restaurante Casa Grappolo tem vista para o olival, com as montanhas mineiras do sul de Minas Gerais em perspectiva.

 

O menu combina à perfeição com a localização e o cenário.

 

É baseado em produtos regionais, com legumes, verduras e temperos cultivados em horta própria, pães artesanais feitos lá mesmo, e pratos que tiram partido da sofisticação que o azeite dá ao paladar.

 

Até em sorvetes!

 

E não só de oliva. Também tem azeite Fio de Ouro de abacate, na verdade de  avocado, que é produzido na entressafra das olivas, colhidas e processadas em fevereiro e março.

 

A fazenda é aberta à visitação guiada, que vai dos olivais ao lagar, a instalação onde os azeites são processados, e termina com degustação de azeites.

 

No empório da fazenda, seremos recebidos por produtores regionais de café, queijo, doce de leite e cogumelos, entre outras iguarias, que  lá estarão para conversar conosco sobre seus produtos.

 

O nosso almoço, incluso no valor da taxa de inscrição, contempla refrigerantes e água. Outras bebidas devem ser pagas à parte.
 

Casa Grappolo
https://casagrappolo.com.br

Azeite Fio de Ouro
https://azeitefiodeouro.com.br

Fotos: Divulgação​​ - Clique para ampliar

Hotel & Golfe Clube dos 500

_03.jpg

O Hotel & Golfe Clube dos 500, que será a base do Rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras, em maio, é um luxo em todos os sentidos.

 

Fica em área de mais de 600 mil m² em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, interior paulista, na altura do km 60,7 da rodovia Presidente Dutra, e é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.

 

Com mais de 70 anos de atividade, o hotel tem dois blocos de apartamentos criados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, paisagismo de Burle Marx, e arruamento feito pelo engenheiro, arquiteto e político Prestes Maia. Nomes que são referências máximas em suas áreas.

 

E ostenta um painel de nada menos do que Di Cavalcanti, mostrando a vida dos anos 1950 no Vale do Paraíba, no restaurante que leva o nome deste que é um dos principais pintores brasileiros.

 

São várias as opções de acomodação. As nossas serão nos apartamentos Burle Marx Luxo, com garagem privativa diante da suíte, e Niemeyer Superior, com estacionamento em local próximo.

 

Há diversas opções para lazer, relaxamento e prática esportiva. O Clube dos 500 tem campo de golfe de nove buracos desenhado por Armando Rossi e José Maria Gonzalez, inaugurado em 1964; pista para corrida e caminhada entre lagos; campo de futebol; e quadras de tênis, de beach tennis e de bocha.

 

Para o bem-estar, há o fitness center; sauna; banheiras Jacuzzi ao ar livre; e o Espaço Zen, para massagens e outros serviços.

 

Entre as opções de lazer, estão piscinas, uma delas coberta, aquecida e com vista para o bosque do hotel; bicicletas para uso gratuito; lago para pesca; áreas para piquenique, que devem ser reservadas um dia antes; salão de jogos; e uma sala de cinema com 60 lugares e diversas opções de filmes.

 

Para crianças, estão disponíveis áreas de recreação, com monitores de lazer nos fins de semana, feriados e férias, com atividades diurnas e noturnas.

 

As opções gastronômicas são oferecidas em três restaurantes. O Di Cavalcanti privilegia ingredientes frescos regionais da horta do próprio hotel. O La Cave tem carta de vinhos com mais de 70 rótulos de 40 vinícolas de todo o mundo. A Pizzaria Clube dos 500 oferece pizzas artesanais.

 

Nossos jantares serão servidos em buffet no Salão Seringueira, que inclui lounges em ambiente rústico, com jardim interno, que é uma das diversas instalações para eventos do Clube dos 500, exceto na noite de quinta-feira, 23 de maio, quando iremos para a pizzaria. Em todos os jantares, já inclusos na taxa de inscrição, as bebidas serão pagas à parte.

Outros detalhes sobre o hotel você encontra em www.hotelclubedos500.com.br

Fotos: Divulgação​​ - Clique para ampliar e ver legendas

INSCRIÇÕES ABERTAS

Estão abertas as inscrições para a 10ª edição do Rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras.

 

Neste ano, o 112º rally do MG Club do Brasil será válido como segunda etapa no calendário do CBR – Campeonato ‘KIA’ de Rally de Regularidade Histórica, realizado pela (Federação Brasileira de Veículos Antigos).

 

Ficaremos sediados no Hotel Resort Clube dos 500, em Guaratinguetá (SP), e teremos percursos pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, sempre por estradas pavimentadas, percorrendo roteiros com belíssimas paisagens.

IMPORTANTE: Negociamos com o hotel condições especiais para hospedagem durante o evento. Além disso, o hotel ofereceu descontos adicionais: 12% para pagamento à vista até 10/3/2024; 10% para pagamento parcelado em até 6 vezes até o dia 15/03/2024; 5% para pagamento parcelado em até 6 vezes até o dia 31/03/2024. A partir de 01/04/2024, valem as condições especiais negociadas, mas sem desconto adicional.

 

A taxa de inscrição no rally permanece basicamente com os mesmos valores do ano passado, e tem descontos para pagamento até 31/03/2024.

O primeiro passo é fazer sua inscrição no site da FBVA:  https://www.fbva.org.br/cbr-etapas.php; após a inscrição, fazer pagamento da taxa do rally ao MG Club do Brasil, e enviar cópia de comprovante de pagamento para o WhatsApp (11) 94298-6196. Em até 24 horas o MG Club emitirá um voucher autorizando a reserva no hotel.  

Para aproveitar todos os descontos oferecidos, tanto na taxa de inscrição como na hospedagem no hotel, sugerimos que façam suas inscrições o quanto antes.

Para obter mais detalhes sobre taxas, descontos, datas-limite, veja instruções detalhadas abaixo.

 

As vagas neste rally são limitadas.

Mais uma vez, será um grande prazer estarmos juntos em mais esta jornada das 1000 Milhas!

CERTIFICADO FIVA.jpeg

INSTRUÇÕES COMPLETAS PARA INSCRIÇÃO

1000 Milhas Históricas Brasileiras 2024
10ª Edição – MG Club do Brasil
XIV CBR - Campeonato Brasileiro KIA de Regularidade Histórica - FBVA
21 a 26/05/2024

 

INSCRIÇÕES
 

São necessários os seguintes passos para fazer sua inscrição no Rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras:

 

1. As inscrições devem ser feitas no site da FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos) 
https://www.fbva.org.br/cbr-etapas.php, preenchendo as informações necessárias sobre o piloto, o navegador, e o carro a ser usado no rally.

2. O passo seguinte é fazer o pagamento da taxa do rally (tabela com valores abaixo). O pagamento deverá ser feito para o MG Club do Brasil (MGCBR) via PIX (é o CNPJ do clube: 56.574.197/0001-27) ou depósito bancário (Banco Itaú, agência 8730, conta corrente 0040111-7).

 

2a. Pagamento à vista

TAXA DE INSCRIÇÃO

Inscrição e pagamento a partir de 01/04/2024: R$ 4.650,00 (sócios), 5.500,00 (não sócios)


2b. Pagamento parcelado:
 

TAXA DE INSCRIÇÃO


Inscrição e pagamento a partir de 1/4/2024: R$ 4.650,00 (sócios), R$ 5.500,00 (não sócios)

 

O pagamento parcelado depende da data da inscrição no rally:

Inscrição de 01/04/2024 até 30/4/2024: 1º pagamento na data da inscrição; 2º pagamento em 30/4/2024; 3º pagamento em 16/5/2024. Nesta opção, o parcelamento será de 3 vezes, cada pagamento de 1/3 dos valores na tabela acima.

Inscrição de 01/05/2024 até 16/5/2024: 1º pagamento na data da inscrição; 2º pagamento em 16/5/2024. Nesta opção, o parcelamento será em 2 vezes, cada um dos pagamentos de ½ dos valores na tabela acima.

Notas Importantes
> O pagamento integral da taxa de inscrição é condição necessária para que a dupla participe do rally.
> Ao fazer o(s) pagamento(s) da taxa do rally, solicitamos que seja enviada mensagem com o comprovante de pagamento para o WhatsApp do MGCBR: (11) 94298-6196.
> O MGCBR, após recebimento do comprovante de pagamento, enviará ao participante inscrito um voucher numerado, com os contatos do hotel. Este voucher deverá ser enviado ao hotel para liberar a reserva das acomodações nas condições especiais negociadas pelo MGCBR para este evento.

Política de cancelamento

>Em caso de impossibilidade de participação no rally, se a desistência for comunicada por escrito para o MGCBR a 30 dias ou mais da data do início do rally, o valor da inscrição será ressarcido integralmente.
> Se a desistência ocorrer entre 15 e 29 dias antes da data de início do rally, 50% do valor da taxa de inscrição será ressarcido.


3. O terceiro passo é fazer sua reserva no Hotel Resort Clube dos 500. Ao finalizar sua inscrição no rally, fazendo o pagamento da taxa conforme item 2 acima, o MGCBR emitirá um voucher autorizando a realização da sua reserva de quarto no Hotel Clube dos 500 nas condições especiais negociadas para este evento.
Nota: os valores devem ser acrescidos de 10% de taxa de serviço do hotel e de 10% sobre os itens consumidos, a serem pagos no check-out à vista.

 

Opções de Hospedagem - de 22 a 26 de maio de 2024
 

Burle Marx Luxo: 1 ocupante, R$ 746,00/dia; R$ 2.984,00/total
Burle Marx Luxo: 2 ocupantes, R$ 900,00/dia; R$ 3.600,00/total
Burle Marx Luxo: 3 ocupantes, R$ 1.212,00/dia; R$  4.848,00/total

 

Niemeyer Superior: 1 ocupante, R$ 671,50/dia; R$ 2.686,00/total
Niemeyer Superior: 2 ocupantes, R$ 2 900,00/dia; R$ 3.600,00/total
Niemeyer Superior: 3 ocupantes, R$ 1.090,75/dia; R$ 4.363,00/total

 

Hotel - Opções de Pagamento


de 01/04/2024 em diante: sem desconto, à vista (PIX ou depósito) ou parcelado no cartão em até 6 vezes
 

4. Informações importantes sobre o hotel

> Café da manhã incluso;
> Bebidas no jantar serão cobradas à parte;
> Taxa de serviço do hotel: 10% sobre o valor da hospedagem + 10% sobre itens consumidos, a serem pagos no check-out;
>Quartos da categoria Burle Marx têm garagem privativa diante do quarto; quartos da categoria Niemeyer têm estacionamento em local próximo;
> Check-in no hotel às 14h00; check-out às 12h00;
> O hotel não aceita pets;
> A hospedagem de até duas crianças de até 10 anos, no quarto dos pais, é cortesia;
> Proibido fumar nas áreas sociais e nos quartos do hotel.
> Cancelamento de reserva no Hotel: 
Informe-se sobre as condições ao fazer sua reserva.

 

5. O que está incluso na taxa do rally

> Participação de uma equipe – piloto e navegador em um carro nos quatro dias de rally (de 22 a 25/05), no evento de apresentação das equipes na 3ª feira, 21/5 no boulevard do Iguatemi São Paulo, participação na cerimônia de premiação na noite de 25/05;
> Almoço e jantar de piloto e navegado
r, incluindo água e refrigerantes no almoço;
> Bebidas no jantar serão cobradas à parte;
> Serviço de cronometragem e classificação com GPS;
> Livro de bordo com as instruções para navegação nos quatro dias de rally.

bottom of page